Dicas para viajar com seu cão de carro!

Vanessa Barcarolo

Está chegando o final de ano e férias e as perguntas de como levar os nossos pets surgem. A dica mais importante sobre viajar com cachorro é que a experiência tem que ser boa para todos, para o cão e para todos os outros que viajam junto.

A viagem com cães costuma ser mais demorada devido as paradas. É interessante procurar locais pet friendly (que significa que aceita a presença de animais).

Dica 1: Saúde é prioridade. Antes de pegar a estrada, verifique se as vacinas, o antipulgas e o vermífugo do seu cachorro estão em dia. É importante para a saúde dele e também para a de todos os que irão conviver com seu cão.

Converse com o veterinário para receitar um medicamento para enjôo,alguns cães sofrem com enjoo de movimento, já existe antieméticos próprios para esse enjôo. É interessante levar uma pequena necessárie junto com os medicamentos emergências para alergia e cortes e os medicamentos que ele costuma usar.

Dica 2: identificação do cachorro. Nunca, nunca, nunca deixe seu cachorro sair de casa sem identificação. Se ele se perder, é o meio mais fácil para que você consiga que o devolvam para sua família. Pode usar medalhinhas com o nome do cachorro e telefones (de casa e celular),ou cole um fita crepe na coleira com os telefones. O importante é não deixar jamais seu cão sem identificação, muito menos em uma cidade estranha.

Dica 3: Comece com trajetos curtos. Se você tem um filhote ou nunca viajou de carro com seu cachorro, comece com pequenas distâncias, como passeios na sua própria cidade, por exemplo, para ver como ele se sente e e para que ele se acostume a ficar no carro.

Dica 4: Para o cão ficar mais calmo no carro. Uma dica para que seu cachorro fique mais tranquilo dentro carro é colocar a caminha dele em cima do banco. Assim ele vai se sentir um pouco em casa, caso fique inseguro. Outra dica é passear com seu cão antes dele entrar no carro. Se ele estiver cansado, tem mais chances de dormir e vocês terão uma viagem mais tranquila. Quanto mais pessoas conviverem com cães sem problemas, mais abertas elas ficarão a tornar os ambientes pet friendly. Afinal, quem convive com cachorro sabe que a companhia deles é melhor coisa do mundo!

Por: Vanessa Barcarolo
Médica Veterinária – CRMV/SC 5411
Veterinária da Clínica Bicho Mania

*Coluna, ‘Cuidados com Pets’, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição, 1607 de 05 de dezembro de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui