Mulheres se reúnem para participar do 6° Risacel promovido pela Coperacel

Mais de 200 mulheres de Campos Novos e região se encontraram em evento de valorização a classe feminina.

Conhecer, se aproximar, incentivar, trocar experiências, compartilhar histórias e se divertir. Assim foi o sábado (30) de mais de 200 mulheres que participaram do 6° Risacel, evento anual idealizado pela Coperacel, que visa reunir e empoderar as mulheres presentes. Fechado exclusivamente só para elas, o evento foi regado de muita alegria, boas risadas e claro, informação importantes, como uma breve apresentação sobre Violência Contra a Mulher apresentado pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social. Além do engajamento com esta causa, será feita a doação de alimentos para a Comunidade Terapêutica São Francisco, advindos dos alimentos que cada participante levou ao evento. A programação foi conduzida pela associada Tania Manfroi Cassiano que na ocasião anunciou sua saída como vice-diretora e apresentou sua sucessora, Elvira Manfroi, que também já fazia parte do quadro de colaboradores da cooperativa.

Elisangela Schlager permanece como presidente em seu segundo mandato, mais uma vez tendo como companhia uma mulher a frente da Coperal, fato que diferencia a cooperativa na região e no estado, já que o segmento do agronegócio é predominantemente liderado por homens. E como empresa, há a preocupação em desenvolver o projeto do Risacel que segue seu sexto ano incentivando as mulheres a se valorizarem e evoluírem como pessoas e profissionais. “É uma responsabilidade, mas também muito prazeroso fazer um evento voltado para nós mulheres. Temos uma grande responsabilidade e tantas funções que assumimos ao mesmo tempo, seja enquanto profissional, mãe, esposa, enfim. Somos pessoas fortes e mostramos nossa capacidade. Este é um momento de alegria e também de grandes responsabilidades. Temos também as causas sociais, que é importante para nós”, destacou.

A nova vice-diretora, Elvira Manfroi, ressaltou a importância da representatividade da mulher nas empresas. “A representatividade da mulher é muito importante porque nós sempre estivemos a frente de tudo, mas moralmente fomos sempre tolhidas e submetidas a vontade masculina. Estar a frente como mulher é um diferencial importante, porque temos um olhar diferente, temos mais compaixão. As empresas são feitas de pessoas e temos que lidar bem com pessoas, não queremos apenas um ganho financeiro. Esta responsabilidade não é uma sobrecarga, estamos no lugar em que deveríamos estar, porque somos guerreiras e trabalhadoras e fazemos tudo com excelência e por isso o trabalho é sempre positivo”, declarou. Para ela a ideia do Risacel surge para fomentar e promover a valorização da mulher.

Eventos voltados a mulheres são poucos na região, e por isso a oportunidade de conversar de mulher para mulher permite abrir um leque de possibilidades e temas que devem ser recobrados. Apesar de muitas conquistas, as mulheres ainda precisam tirar o véu que trava seu potencial. Dentro do lar, ainda existem triste realidades que envolvem não apenas violência física, mas a violência emocional, que as impede de ser feliz. Para quebrar este ciclo que as faz sentir inferiores, Celina Manfroi apontou a importância de levar o conhecimento as pessoas, tanto homens como mulheres. O Projeto Empresa Amiga da Mulher, promovido pela Secretaria de Assistência Social visa levar informações relevantes para minimizar os números de violência doméstica.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição, 1607 de 05 de dezembro de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui