O ano de 2019 em Abdon Batista

Prefeitos da região fazem avaliação sobre o ano de 2019

Lucimar Salmória

“Tivemos avanços em todos os seguimentos. Foi um ano exitoso”, declarou Lucimar Salmória

Mais um ano, mais uma reflexão. Quando os ciclos estão prestes a se encerrar é hora de olhar para trás e ver tudo que evoluímos e o que precisa ser melhorado. No caso do prefeito de Abdon Batista, Lucimar Salmória, sua análise sobre o ano de 2019 foi muito positiva e conclui que “foi um ano exitoso, com avanços em todos os seguimentos no município. “Avaliamos 2019 num contexto geral exitoso, avançamos e crescemos em todas as áreas e a consequência é a qualidade de vida das pessoas. Podemos elencar uma série de feitos na saúde, na educação, nas obras, no turismo, e no desenvolvimento social e humano.”, afirmou. Confira algumas pontuações do prefeito das atividades realizadas durante 2019.

Turismo: “Neste ano atuamos muito na área do turismo. Estamos concluindo o Parque Aquático, e o Mirante será em breve. A Marina, que era um grande sonho nosso, conseguimos este ano o terreno que precisávamos, agora vamos viabilizar financeiramente e colocar em execução. Temos a revitalização da Casa da Memória, onde era uma escola em que todos os cidadãos abdonenses estudaram. O turismo gera uma grande possibilidade de renda”.

Social: “Tivemos um importante programa que fez com que o cidadão se sentisse acolhido pela Administração Municipal. Temos ações e projetos que contemplam o cidadão desde a concepção com o programa Bebe a Bordo até os da Melhor Idade com o programa dos Idosos. Todas as faixas etárias estão atendidas com carinho e eficiência”.

Saúde: “Nossa Unidade Básica de Saúde é muito bem equipada com ultrassom, eletrocardiograma, e recentemente compramos um Raio X digital para que quando seja preciso levar um paciente a um hospital mais próximo o exame já esteja pronto e ele vá direto para o procedimento”.

Educação: “O Ideb comprova nossa evolução, saímos de 5.5 para 6.8, uma das maiores medias da região na educação infantil. O Tribunal de Contas do Estado divulgou o índice da efetividade da gestão municipal dos 295 municípios, estamos entre os 10 melhores, na 8° colocação.”

Receita: “Temos uma estrutura tributária competente fazendo que tenhamos uma receita própria de 30%, isso viabiliza a extensão do município. Temos uma das maiores receitas da região dos municípios abaixo de 5 mil habitantes. Da região da Amplasc temos a 2° melhor arrecadação. Em 2013 nós éramos a 7°. Foi uma evolução muito grande. A Usina nos ajudou bastante, mas isso também é fruto de nossa legislação tributária”.

O prefeito conclui sua avaliação, admitindo algumas dificuldades, mas que todas foram superadas. “As dificuldades surgem como instrumento que induz a superação. Existe a dificuldade financeira, mas estamos tratando disso com desenvoltura que buscamos aliados e parceiros que fomentam financeiramente nossas ações, por conta disso conseguimos coloca-las a disposição da população”.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1608 de 12 de dezembro de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui