Superintende da Fundação Cultural comemora os frutos dos investimentos em cultura no município

Inauguração do cinema foi uma das principais conquistas para a região, além de projetos de música, dança e teatro.

Marli Becker

Há tempos a Fundação Cultural Campovense vem se esforçando para provar a importância de inserir e incentivar a cultura na comunidade local e, pelo visto, foi confirmado que este trabalho rendeu bons resultados que são refletidos nos números apresentados nos relatórios repassado pela superintendente da fundação Marli Becker. Com alegria ela contou que o Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae, avaliou o setor positivamente comprovando que a cultura e o esporte movimentam 10% da população por mês. De acordo com os relatórios da fundação mais de 90 mil pessoas utilizaram o Complexo Cultural de Campos Novos algumas que inclui a Biblioteca Municipal, Casa da Cultura e o cinema. Esse número chama a atenção pois é maior do que a quantidade de habitantes de Campos Novos. “Esse ano realizamos muitos projetos e somos referência na região pelos trabalhos realizados, somos procurados por outros municípios e recebemos muitos elogios. Vamos continuar este trabalho e vamos melhorar ainda mais”, declarou Marli.

Marli relatou todos os trabalhos e projetos que foram realizados pela fundação nos últimos anos, com destaque para a inauguração do cinema que tem atraído a comunidade local e de cidades próximas. Este projeto contempla um acordo para distribuição de ingressos gratuitos para os participantes da fundação, este ano 13.640 pessoas foram beneficiadas com estes ingressos. Tanto para a fundação, quanto para os usuários, o cinema foi um presente para o município que agora conta com um ponto de lazer na cidade. Atualmente o cinema conta com sessões em 3D e tem exibido grandes produções nacionais e internacionais.

Outra grande conquista foi a Orquestra Municipal de Campos Novos que se concretizou com o patrocinado pelo Instituto Alcoa, através da Usina Consórcio Machadinho e Engie Brasil. Em 2019 aconteceram grandes eventos promovidos pela fundação como o 2° Worshow Music que trouxe profissionais da música de diversas partes do estado. Como da primeira vez, o evento foi um sucesso. Marli relembra também a Semana Nacional do Semana Nacional do Cinema, o 1° Mês da Artes, exposições e a participação de alunos da fundação nos Jogos Escolares de Campos Novos.

A Fundação Cultural Camponovense mantém há anos um trabalho que continua dando certo, que são as escolas de musica e de teatro, e o projeto de contação de histórias. Nesses projetos participam pessoas de todas as idades, e neles muitas passam a sonhar com um futuro e criam expectativas de vidas melhores. Os benefícios promovidos por esse trabalho chegam não apenas a cidade, mas as comunidades do interior.

Para 2020 Marli continua trabalhando para incentivar e promover a cultura local. São muitos projetos idealizados e que devem começar a ser executados em breve. Um deles é a criança da Banda Marcial, a criação de um prato típico local e a profissionalização do artesanato. “Vamos trabalhar na criança da Banda Marcial, nós temos um projeto encaminhado para ser realizado em escolas em áreas vulneráveis. Queremos trabalhar a profissionalização do artesanato para agregação da renda familiar. Ele já é desenvolvido pelo Clube de Mães, que é uma forma de lazer, mas queremos profissionalizar para gerar renda. Também vamos desenvolver pratos típicos para a região, utilizando tudo aquilo que temos no município, vamos fazer um cardápio e registra-lo como patrimônio local”, contou Marli.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1609 de 19 de dezembro de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui