Atenção ao idoso: Assistência Social lança projeto para atender a 3° Idade

Projeto contempla dois programas para acolhimento de pessoas idosas

Na primeira coletiva de empresa de 2020 realizada pela Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, a secretária Celina Manfroi Cassiano informou sobre dois importantes projetos voltados para a terceira idade: o Abrigo Institucional para idosos – Bem Viver Campos Novos e o Serviço de Família Acolhedora, dois programas concomitantes que visam atender idosos em situação de vulnerabilidade.

Na ocasião foi apresentado um calendário de execução que contempla o envio de projeto de lei da criação do serviço para o Legislativo. Após isso será feito o orçamento e projetos para a reforma da unidade, que deverá funcionar no mesmo local que brigava o Lar de Meninas, também será realizado um processo seletivo para contratação de pessoas. Os aprovados serão chamados e capacitados para atender os idos na unidade, que tem previsão de funcionamento em mês de julho deste ano.  “Não podemos executar o projeto sem lei especifica e sem equipe capacitada. Os idosos precisam de atenção especial”, afirmou Celina.

A secretária de assistência também explicou como irão funcionar os programas e a forma de ingresso na unidade e para acolhimento pelas famílias. “Estudamos para elaborar um serviço de acolhimento dos idosos que vai englobar o serviço de acolhimento institucional, ou seja, uma unidade para receber idosos, e os serviços das famílias acolhedoras, que é a capacitação de famílias que recebam os idosos e convivam com eles com se fossem familiares. Elas terão um suporte financeiro e de equipe da assistência social. Este é um projeto conjunto, pois não queremos largar o idoso num local para viver o restante da vida. Queremos que o idoso tenha amor e afeto dentro do seio familiar. Fizemos este projeto conjunto com a idéia da família acolhedora”, declarou.

O publico deste serviço são idosos em situação de abandono, em situação de rua ou em situação de extrema violência familiar. Eles serão encaminhados a unidade de acolhimento ou as famílias acolhedoras através do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), mas apenas depois de esgotadas todas as opções de manutenção dentro da família natural e não haver a possibilidade do idoso ter segurança dentro do próprio lar. Campos Novos conta com um número de idosos em situação de vulnerabilidade, alguns idosos da região se encontram acolhidos em outro município, fato que caracteriza a necessidade de projetos como este no município.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui