Campos Novos terá 1º edição de Stammtisch

Muitas vezes os gestos mais simples nos proporcionam os momentos mais felizes das nossas vidas. Um encontro com amigos, por exemplo, “uma carninha” e cerveja, pronto, pode se tornar um fato inesquecível em nossas memórias. Aqueles momentos de riso, aquela trapalhada do companheiro ou até mesmo aquela história difícil de acreditar, sempre sai de uma roda de amigos. E assim surgiu o Stammtisch, um encontro entre amigos.

A exemplo de outros municípios catarinenses, Campos Novos também vai aderir a este formato de festa, e no dia 15 de março realiza o Stammtisch Campos Novos 1º edição. O evento, que faz parte do calendário das festividades do município, acontece na Parça Arlindo Bess, das 9h da manhã às 18h. O 1º Stammtisch será realizado pela Prefeitura Municipal de Campos Novos e as inscrições serão gratuitas e limitadas. Os interessados procurar a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo até dia 06 de março.

Serão disponibilizadas 10 tendas definidas por sorteio (5X5), onde os grupos deverão organizar suas atividades durante o evento. Cada grupo deverá trazer 10 kg de alimentos não perecíveis que serão doados para entidades beneficentes.

Obrigações do grupo:

• O número máximo para utilização de uma barraca é de 25 pessoas;

• As barracas deverão estar decoradas e todos os integrantes com camisetas e acessórios para identificar os membros do grupo.

• Fica de responsabilidade de cada grupo ter seu próprio armazenamento de água a ser utilizada;

• Fazer bom uso e zelar pelos equipamentos de apoio disponibilizados pela organização do evento, em especial dos sanitários;

• No dia da festa a equipe deverá trazer um recipiente adequado para acondicionar o lixo produzido;

• Após as 18:00h (horário de encerramento do evento) os grupos deverão desmontar suas estruturas.

• No caso de uso de churrasqueira, fogão ou chapa, o grupo responsável deverá proteger/isolar o pavimento da via pública com material apropriado (papelão, plástico ou lona). Fica proibido lançar nas vias públicas, nos terrenos com e sem edificações, valas, bueiros e sarjetas, lixo de qualquer origem, que possa ocasionar incômodo à população ou prejudicar a estética da rua, bem como queimar qualquer substância que possa viciar ou corromper a atmosfera;

• Ao terminar o evento ou quando o grupo se retirar da Stammtisch, o local deverá estar limpo e sem resíduos (carvão, copos, papéis etc);

• Haverá lixeiras destinadas para o depósito desses resíduos, porém, é obrigatório que os grupos tragam sacos apropriados para o excesso de lixo, que deverá ser deixado em local determinado pela comissão organizador.

História da Festa

Stammtisch é uma tradição da cultura germânica que remete aos séculos passados. Naquela época, após um dia árduo de trabalho, os lenhadores alemães cortavam uma árvore ao meio e usavam seu tronco para uma reunião com comida, bebida e discussão dos então atuais problemas profissionais e da sociedade.

Do alemão, Stammtisch é uma união das palavras Stamm, que significa tribo ou tronco, e Tisch, que significa mesa. Então, em uma tradução literal, a palavra representa a “mesa da tribo”.

Na Alemanha e Áustria, Stammtisch é um local reservado onde os amigos se encontram para beber, comer e conversar, seja em um bar, choperia ou restaurante.

Já no Brasil, mais especificamente em Santa Catarina, o encontro ganhou outros ares. Em tom de festa, os grupos se reúnem em tendas nas ruas, onde bebem chopp e cervejas artesanais, desfrutam da gastronomia local e celebram a amizade. Esse formato de festa alemã Stammtisch realizado na rua, com a alegria e a festividade características do povo brasileiro, é pioneiro. Não existe em nenhuma outra parte do mundo, somente em nosso país.

*Informações: Comunicação/PMCN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui