Economia de energia elétrica traz benefícios que vão além do financeiro

Projeto sobre eficiência energética é realizado na Biblioteca Municipal

Engenheiro incentiva uso consciente e inteligente para evitar sobrecarga elétrica e promover economia na conta de energia.

Qual a hora do dia o consumo de energia elétrica aumenta de forma coletiva? De acordo com o engenheiro Wilian Fernandes Pinheiro o horário de pico se dá das 18h até às 21h quando, geralmente, as pessoas chegam do trabalho e começam a fazer uso dos mais variados aparelhos consumidores de energia. Nessas horas são ligados chuveiros elétricos, ar condicionados, ventiladores e, claro, a televisão. Devido a sobrecarga, Willian explica que começa a faltar energia no sistema e com isso é preciso aumentar a geração e transmissão e, conseqüentemente o custo da energia sobe bastante em função deste pico. Para orientar e incentivar o uso consciente a Central Elétrica de Santa Catarina (Celesc) lançou há algum tempo o Programa de Eficiência Energética (PEE) que visa reduzir o consumo de energia nos horários de pico.

Além da população, os agentes públicos também são incentivados a reduzir o consumo de energia. Em Campos Novos foram feitos alguns ajustes, como a troca de lâmpadas comuns por lâmpadas de leds. Para o engenheiro este deve ser um trabalho conjunto em que Poder Público e comunidade colaborem para promover a redução de energia, sem sacrificar seu conforto. “O município já trocou as luminárias de vapor metálico por lâmpadas de led que consomem bem menos, com isso reduzimos a demanda de ponta. Quanto a população, elas devem entender que existem outras maneiras de aumentar a economia na conta de energia e a redução na demanda de ponta. Não queremos que ninguém se prive dos confortos de um banho quente, do uso de ar condicionado, mas existem maneiras de economizar”, destacou Willian. Com estamos no verão, às vezes a temperatura se eleva, então a solução é o uso do ar condicionado. Nessa hora é importante que as pessoas não se preocupem apenas com o preço na hora de comprar. Cada ar condicionado tem uma potência para determinado tamanho de ambiente e quantidade de pessoas. É preciso calcular o espaço em que ele funcionará e se ele tem potencial suficiente para refrigerar o ambiente, do contrário só irá gastar energia.

O engenheiro elétrico também deu dicas que são validas para o dia a dia. “Quando se usa o ar com a janela aberta se gasta muita energia, então ao ligar o ar é preciso deixar o ambiente fechado. Evitem deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo. Lâmpadas de vapor metálico gastam muito mais energia do que uma lâmpada de led, por isso seria melhor substituí-las. Queremos que as pessoas vejam que essas atitudes saem muito mais barato na conta de energia e com isso ajuda a bancar o custo dessa substituição de uma carga mais eficiente”, explica. Outra dica importante é escolher eletrodomésticos com a certificação do Procel, selo que verifica a eficiência energética do equipamento. Um equipamento com eficiência C pode ser mais barato, mas o custo benefício em longo prazo não vale à pena. Quanto mais perto do A mais eficiente. A eficiência C provoca um aumento na conta de energia”.

Projeto sobre eficiência energética é realizado na Biblioteca Municipal

Alguns servidores públicos municipais se reuniram no auditório da Biblioteca Municipal, no dia 13, para participar da palestra e capacitação do Programa Eficiência Energética (PEE) que aconteceu nos horários da manha e da tarde. O evento fez parte da última etapa do projeto da Quantum Engenharia, empresa que presta serviços a Administração Municipal.
O engenheiro eletricista, Wilian Fernandes Pinheiro, foi o responsável por esclarecer as dúvidas e orientar os participantes. “Nosso objetivo principal é conscientizar as pessoas sobre o jeito de usar a eletricidade. Não queremos racionar o consumo de energia elétrica, queremos racionalizar para usar de modo correto, consciente e inteligente. O secretário de planejamento do município, Júnior Ferrão, que estava presente na ocasião falou que com as mudanças aplicadas o município conseguiu economizar cerca de R$ 180 mil ao ano. “Nós substituímos 942 luminárias. Estamos finalizando um projeto de R$ 1,800 milhão, uma parceria entre a Aneel, Celesc e o município, aonde houve um chamamento público e agora estamos encerrando as etapas”, explicou Ferrão.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1614 de 20 de Fevereiro de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui