Eleitores terão até dia 6 de maio para realizar Cadastro Biométrico

Em Campos Novos cerca de 55% foram realizados. Cartório se prepara para implantar sistema eletrônico.

Está próximo o fim do prazo para cadastramento biométrico nos cartórios eleitorais. Os eleitores terão até o dia 6 de maio para realizar o procedimento que deverá ser padrão nas próximas eleições. Campos Novos está com 55% do seu eleitorado já cadastrado e a demanda começou a aumentar. O analista judiciário, Arthur Otto Niebuhr, disse que por dia são realizados cerca de 60 atendimentos. Nos meses de abril e maio serão programados plantões para atender a demanda que deverá aumentar ainda mais, nos próximos meses. Estão sendo priorizadas pessoas que fizeram o agendamento via site do Tribunal Eleitoral (TER). Os demais casos serão atendidos, mas terão que aguardar a senha. Os municípios de Brunópolis e Vargem, que são atendidos no Cartório de Campos Novos, já passaram por revisão, portanto estão adiantados na totalidade de cadastro.

Embora a previsão nacional seja de que o prazo do cadastramento biométrico finalize em 2020, os dados apontam que nas grandes cidades o número de cadastros está abaixo do esperado. Inclusive existe a possibilidade de que este prazo se estenda ate o ano de 2022. Porém, esta é apenas uma hipótese, pois a informação oficial é de que todos devem se cadastrar até o dia 6 de maio. Havendo alterações no calendário a Justiça Eleitoral comunicará a população. Quanto as solicitações de 2° via do Titulo Eleitoral poderão ser feitas até o dia 24 de setembro.

Além do foco no cadastramento, o Cartório da 7° Zona Eleitoral de Campos Novos está trabalhando na transição dos processos. Desde outubro de 2019 os processos estão sendo feitos através do sistema eletrônico. Os processos antigos estão sendo terminados e arquivados. A expectativa é de que em dois anos os processos sejam todos eletrônicos. Arthur diz que esta evolução trará muito benefícios. “A mudança nos processos e nosso sistema se dará devido a celeridade que será bem maior, a segurança nos processos, e a questão ambiental. A meta do CNJ é realizar procedimentos que não agridam o meio ambiente”, afirmou o analista.

Para a classe política os prazos começam a partir de julho. De 20 de julho a 5 de agosto as convenções deverão escolher as coligações e seus candidatos a prefeitos, vice-prefeito e vereador. Dia 15 de agosto é o ultimo dia para que partidos e coligações apresentem o requerimento de registro dos candidatos. A partir do dia 16 de agosto iniciará campanha eleitoral, mas apenas , no dia 28 de agosto será veiculada a propaganda eleitoral gratuita, findando em 10 de outubro. Aos agentes públicos que estão em mandato estão vedadas quaisquer tipo de publicidade institucional. Em 2020 as eleições acontecem no dia 4 de outubro o primeiro turno, e no dia 25 outubro o segundo turno. Mais informações podem ser encontradas no site do TRE.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1613 de 20 de fevereiro de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui