Governo de Santa Catarina estende Decreto por mais sete dias

O governador Carlos Moisés confirmou no final da tardede hoje em entrevista coletiva a ampliação do Decreto 515/2020 por mais 07 dias.

A atitude ocorre para combate ao coronavírus em Santa Catarina nas ações de Governo no combate à pandemia.

Em Santa Catarina há 86 casos diagnosticados com a doença. Se comparado com o número divulgado no domingo (22), são 18 casos a mais em 24h. Içara, Gaspar e Porto Belo, que anteriormente não apareciam, passaram a integrar a lista de contaminação.

Segundo última atualização, número de casos confirmados no Estado subiu para 86 em 21 municípios. Segundo o governador, por um problema no sistema do Ministério da Saúde, não foi possível atualizar o número de casos suspeitos.

Ao todo são 21 municípios atingidos: Florianópolis (15), Braço do Norte (9), Criciúma (9), Blumenau (7), Itajaí (7), Tubarão (7), Balneário Camboriú (6), Joinville (4), São José (4), Chapecó (2), Gravatal (2), Imbituba (2), Jaraguá do Sul (2), Porto Belo (2), Rancho Queimado (2), Gaspar (1), Içara (1), Jaguaruna (1), Lages (1), Navegantes (1) e Pomerode (1).

O governo anunciou também que irá prorrogar por sete dias o decreto que determina o distanciamento social por mais sete dias. O novo texto deve esclarecer as dúvidas deixadas no anterior, como quais estabelecimentos podem abrir e terá validade até a próxima quarta-feira (31).

“Só iremos conseguir medir o resultado prático do distanciamento social na próxima semana. Portanto iremos prorrogar o decreto por mais sete dias e iremos repensar as medidas conforme o distanciamento for dando resultado”, afirmou Moisés.

Reunião com o presidente

Na terça-feira (24), Moisés juntamente com outros seis governadores do Sul e do Sdeste irão participar de uma reunião pela internet com o presidente da República, Jair Bolsonaro. O objetivo é alinhar os repasses para os estados e esclarecer a Medida Provisória (MP) 927 editada pelo presidente que altera regras trabalhistas.

“Editaremos novo decreto que prorroga por mais sete dias a restrição de convívio social. É o melhor a se fazer agora, o isolamento social, pra evitar proliferação em massa do coronavírus”, afirma  governador.

Nesta segunda-feira, 23, uma portaria que estabelece regras para as atividades industriais em território catarinense e classifica padarias, mercearias, açougues e peixarias como serviços essenciais. O documento permite que as indústrias mantenham a operação, desde que reduzam ao menos 50% do número de trabalhadores por turno de trabalho.

As exceções são agroindústrias, indústrias de alimentos e indústrias de insumos de saúde, que não precisarão ter redução do número de trabalhadores.

A portaria também estabelece para as indústrias outras determinações, que entram em vigor:

  • Priorização do afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes a grupo de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos e gestantes;
  • Priorização de que os setores administrativos atuem remotamente;
  • Adoção de medidas internas, especialmente as relacionadas à saúde no trabalho, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho;
  • Utilização de veículos de fretamento para transporte de trabalhadores limitada a 50% da capacidade de lotação de cada veículo.

*INFORMAÇÕES: REDE CATARINENSE DE NOTICIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui