Início Destaques Governo do Estado anuncia retorno do comércio, bancos e restaurantes

Governo do Estado anuncia retorno do comércio, bancos e restaurantes

Atividades voltarão à ativa, mas deverão respeitar regras de distanciamento. Transporte coletivo e escolas seguem parados

O governo do Estado confirmou que o número de casos de Covid-19 em Santa Catarina subiu para 149. Do último boletim, três municípios entraram na lista: Itapema, Siderópolis e Timbé do Sul. Laguna saiu da relação, devido ao novo critério de registro do caso onde o paciente reside.

Ao todo, são 30 cidades atingidas: Florianópolis (20), Itajaí (16), Criciúma (12), Blumenau (12), Braço do Norte (9), Tubarão (8), Balneário Camboriú (8), São José (8), Joinville (7), Imbituba (5), Camboriú (4), Chapecó (4), Gravatal (3), Navegantes (3), Porto Belo (3), Jaraguá do Sul (2), Jaguaruna (2), Rancho Queimado (2), Siderópolis (2), Balneário Arroio do Silva (1), Canelinha (1), Gaspar (1), Içara (1), Itapema (1), Lages (1), Laguna (1), Pomerode (1), São Ludgero (1), São Pedro de Alcântara (1), Tijucas (1) e Timbé do Sul (1).

Além disso, são mais cinco casos registrados de pacientes de outros estados e três, de outros países.

O governador Carlos Moisés da Silva anunciou um plano estratégico para retomada das atividades econômicas. No documento, o governo cria uma agenda para retorno dos setores.

A partir de quarta-feira (1º), poderão voltar às atividades o comércio em geral, academias, shoppings centers, bares, restaurantes, setor hoteleiro, setor de construção civil, escritórios de prestação de serviço, profissionais liberais e centros de distribuição e depósitos.

Os estabelecimentos que recebem público devem seguir normas de distanciamento social. O documento prevê a limitação da entrada em 50% da capacidade. Além disso, o local deve promover o controle de acesso, marcação de lugares, controle da área externa, respeitando a distância mínima de 1,5 metro por pessoa.

Também ficam autorizadas, a partir de 1º e abril, as atividades de serviços autônomos, domésticos e de profissionais liberais.

O plano prevê ainda o retorno de atividades financeiras a partir de 30 de março. Poderão atuar os bancos, cooperativas de crédito, correspondentes bancários, e lotéricas, exclusivamente para pessoas que necessitem de atendimento presencial.

Permanecem suspensas ainda (por sete dias a partir de 1º e abril) as atividades de transporte municipal e intermunicipal e a entrada de veículos de transporte de passageiros de outros estados e outros países. Assim como as aulas, que têm previsão de paralisar por 30 dias.

Volta às atividades:

30 de março – Bancos, cooperativas de crédito, correspondentes bancários, e lotéricas, exclusivamente para pessoas que necessitem de atendimento presencial.

1º de abril – Comércio em geral, academias, shoppings centers, bares, restaurantes, setor hoteleiro, setor de construção civil, escritórios de prestação de serviço, profissionais liberais e centros de distribuição e depósitos, respeitando as regras de distanciamento social.

1º de abril – Atividades de serviços autônomos, domésticos e de profissionais liberais.

Permanecem suspensas: 

– Atividades de transporte municipal e intermunicipal e a entrada de veículos de transporte de passageiros de outros estados e outros países por sete dias a partir de 1º de abril;

– Aulas nas escolas da rede estadual, municipal e particular (30 dias a partir de 19 de março);

– Atividades de eventos públicos e particulares de qualquer natureza, permanência em parques, praças e praias.

*INFORMAÇÕES – REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS

1 COMENTÁRIO

  1. Está na hora de abrir o comércio sendo limitado aos idosos e crianças e pessoas de auto risco e mantendo evitar aglomeração e lavar bem as mãos e passando álcool em. Pois se continuar fechado haverá um caos na economia e toda guerra sempre haverá baixas e vamos ter que chegar no pico independente de quarentena o jeito é cuida ao chegar em casa botando toda roupas pra lavar e após tomar um banho…assim chegaremos no pico com consciência e responsabilidade e monitorando os casos e com Boa alimentação e higiene conseguimos manter um equilíbrio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui