“Juntos vamos derrotar o Vírus”

Jornais impressos no Brasil se unem em campanha contra o Coronavírus e incentivam
busca de informações confiáveis.

Os meios de comunicação em todo o território nacional estão comprometidos em levantar a bandeira da prevenção contra o novo Coronavírus (Civid-19). Mobilizar, reforçar e convencer a população sobre a seriedade da prevenção é a missão de todos os veículos de comunicação para que o vírus seja controlado. Porém, só é possível informar com responsabilidade as pessoas através de notícias verdadeiras. Infelizmente após a pandemia, vemos um surto de informações que surgem das mais diversas fontes apresentando notícias mentirosas que causam ainda mais pânico nas pessoas. Essas notícias também ficaram conhecidas popularmente como Fake News. A população precisa aprender a identificá-las e combate-las.

Como veículo de comunicação profissional e sério o jornal ‘O Celeiro’ aderiu a campanha nacional ‘Juntos vamos derrotar o vírus: Unidos pela informação e pela Responsabilidade’, iniciativa da Associação Nacional de Jornais (ANJ), que foi aderida por jornais impressos de todo país e de países vizinhos. A entidade disponibilizou o material para todos os estados. Em Santa Catarina a medida foi encabeçada pela Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori) a qual o jornal ‘O Celeiro’ é associado. Mais de 40 jornais publicarão a capa conjunta em todo estado, a campanha foi adotada pelos estados como São Paulo, Bahia e Maranhão, valorizando os jornais impressos.

Esta é uma nobre mobilização, pois a população precisa ser protegida contra as mentiras. O mundo passa por um momento delicado, há anos as pessoas não viviam uma situação tão nebulosa e tão desafiadora a ponto de causar o isolamento de milhões de pessoas. A notícia do vírus por si só já causa preocupação, e quando ela é aumentada isso pode ser ainda pior.

É assustador ver o número de informações falsas que chegam as pessoas e rapidez em que são disseminadas. Pessoas se dizem medicas em áudio de WhatsApp e afirmam que a situação nos hospitais está caótica, que o governo está escondendo o número de mortos, outros se passam por enfermeiros também afirmando que a mesma coisa, até mesmo o ministro da saúde, Luiz Mandetta, não escapou desses áudios, outros áudios dão conta de notícias sobre cura, vacina e remédios para o Coronavírus. Quem cria e divulga Fake News será responsabilizado criminalmente.

Medo e falsas esperanças viraram brincadeira neste momento de tensão. A população precisa de ajuda para entender o que está acontecendo no mundo. Elas precisam estar bem informadas sobre prevenção, forma de contágios, sobre as ações do governo, apenas isso. Deve-se divulgar e viralizar notícias verdadeiras que conscientizem. Os veículos de jornalismo profissional têm a função de levar informações com credibilidade. Profissionais de jornalismo buscam fontes confiáveis e verdadeiras, não divulgam o que ouvem de terceiros. Quando o assunto é saúde os órgãos competentes e oficias são a Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e as Secretarias de Saúde dos estados e municípios. Não acredite em tudo que lê, antes de divulgar investigue e veja a procedência da informação.

O jornal ‘O Celeiro’ está empenhando para lutar contra o Coronavírus e contra as Fake News. Nós possuímos um canal de comunicação com os leitores que informa com precisão, verdade e responsabilidade porque encaramos a notícia com seriedade. A credibilidade do impresso foi comprovada em pesquisa do Datafolha que nesta semana o apresentou como segundo veículo mais confiável na busca por informação, ficando atrás apenas do telejornalismo.

Para você evitar ser enganado preparamos dicas para ajudar a identificar as notícias:

Não leia só o título: Ler uma publicação do início ao fim antes de compartilhá-la diminui as chances de espalhar um boato.

Desconfie de textos alarmistas: Se uma notícia parecer “inacreditável”, talvez seja porque ela não existe. Em geral, quem tenta enganar os leitores escolhe exagerar ou inventar eventos absurdos para mexer com a emoção do público, principalmente quando as opiniões estão polarizadas.

Cuidado com vídeos, fotos e áudios: Imagens e áudios podem ser facilmente editados e tirados de contexto. Desconfie de vídeos que mostram cenas incomuns. Tente encontrar a gravação original e pesquisar as circunstâncias em que ela foi feita.

Textos antigos costumam voltar a circular: É decorrente o envio pelas redes quando algum assunto ou texto antigo que acaba virando notícia. Fique atento à data da publicação. Mesmo que um dia a informação compartilhada tenha sido verdadeira, com o passar do tempo ela pode se tornar falsa ou provocar confusão.

*O Jornal ‘O Celeiro’ agradece as empresas Auto Elite e Atacarejo Copercampos pela liberação do espaço dos seus anúncios na capa do impresso em apoio a campanha ‘Juntos vamos derrotar o vírus’

*Reportagem publicada no Jornal ‘O Celeiro’, Edição 1619 de 26 de março de 2020.

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