
Empresa comemora o sucesso e o trabalho desenvolvido que foi passado de pai para filhos.
Há meio século, no ano de 1970, um pequeno grupo de empreendedores formou a Orcatéa Contabilidade. Anos depois um dos sócios comprou a sociedade e transformou a empresa em um negócio de família, e desde então o grupo se transformou na Família Orcatéa, um empreendimento de sucesso na região. Hoje o filho Alexandre e a esposa Graça Zancanaro são os atuais administradores da empresa que em janeiro deste ano completou 50 anos de atuação na região. Um belo baile em comemoração a data foi cancelado em virtude da pandemia do Cornavírus, mas a emoção por esse dia é celebrada no coração de todos que fizeram parte da família. Relembrar a trajetória que rendeu os frutos de hoje fazem o filho marejar os olhos ao conversar com a reportagem do jornal O Celeiro. Quem observa o sucesso de hoje nem imagina as dificuldades vividas. Conheça um pouco mais sobre a história dessa família que é um exemplo de dedicação e superação.
No dia 2 de janeiro de 1970 os técnicos em contabilidade Nelson Antonio Serpa e José Luiz Debastiani inauguraram o primeiro escritorio de contabilidade de Campos Novos. Neste mesmo ano, em 3 de novembro, foi assinada a primeira alteração contratual da empresa e os novos sócios: José Alvaro Adamy e Nativo Antônio Fontana compraram a participação de Nelson Antônio Serpa na sociedade. No dia 26 de setembro de 1971, os sócios José Luiz Debastiani, Nativo Fontana e Álvaro Adamy venderam o escritório de contabilidade para Sidney Souza e Hilário Zancanaro, que assumiu a direção da ORCATÉA em 1° de outubro.
Alexandre, filho mais novo, fala emocionado sobre o pai, seu Hilario, que se mudou na infância para Campos Novos junto a familia. Com 5 anos de idade, seu Hilário já ajudava os pais na lavoura. Anos mais tarde, o jovem buscou conhecer novos horizontes e oportunidades, surgindo assim a vontade de estudar e deixar a colônia para atuar em outra profissão. Em 1960 conheceu a bela Tereza Galafassi que, após quatro anos, tornou-se sua esposa. Hilário e Tereza Zancanaro, construíram uma familia, trabalharam, economizaram e foram os personagens essenciais para que a formação da familia Orcatea.
Sua historia é um exemplo de vida que o filho Alexandre não esquece e até hoje tenta seguir de perto os passos do pai que faleceu em 2014. Ele, que desde 1996 integra a sociedade Orcatea, iniciou na empresa como office boy e como auxiliar do escritório. Com o tempo se graduou como contador, e em seguida conclui uma pós gradução em Contabilidade Gerencial, Perícia e Auditoria, estando preparado para assumir a administração total dos trabalhos em 2004.
“Temos muito orgulho pela história construída. A presença do meu pai é muito forte, minha mãe também teve uma participação muito grande na construção disso aqui. Os dois vieram de uma situação difícil. Chegamos aqui pela perseverança e o positivismo que meu pai tinha. Aqui fica marcada uma história de vida. Falar da Orcatéa é falar de Hilário Zancanaro, é recordar momentos maravilhosos que tivemos aqui”, contou.
Apesar da insegurança em dar continuidade aos negócios, a bagagem que Alexandre carregava pelas constantes capacitações, as lições que aprendia com os erros, lhe proporcionou mais experiência. Quando assumiu os trabalhos, a Orcatéa tinha 40 clientes, atualmente são aproximadamente 500 clientes espalhados em todo o Estado de Santa Catarina, que são atendidos pela Matriz em Campos Novos e pela filial em Itapema, que por sinal foi outro desafio assumido pelo sucessor.
Com 50 anos de história a sensação não é de dever cumprido, mas sim desejo de fazer mais. A empresa Orcatea está no mercado com profissionais especialistas na área com o propósito de auxiliar as empresas a conseguiram realizar uma gestão de qualidade. “Nosso foco é atender e ser parceiro do nosso cliente. Temos uma fiscalização rígida, que avança tecnologicamente e de outro lado temos o empresariado que sofre com penalizações e com o sistema econômico instável que o país se encontra. Para juntar o equilíbrio entre os dois entra o Orcatéa oferecendo soluções, não somente contábeis, mas também administrativas, sendo parceiro em todos os momentos da empresa para que elas tenham a longevidade”, afirmou Alexandre, agradecendo também a todos que passaram pelo escritório. “Que possamos desfrutar de mais momentos comemorativos. São 50 anos de uma vida promissora”, finalizou.