Orcatéa celebra 50 anos de atuação na região

Silviio Alexandre e Maria das Graças Zancanaro

Empresa comemora o sucesso e o trabalho desenvolvido que foi passado de pai para filhos.

Há meio século, no ano de 1970, um pequeno grupo de empreendedores formou a Orcatéa Contabilidade. Anos depois um dos sócios comprou a sociedade e transformou a empresa em um negócio de família, e desde então o grupo se transformou na Família Orcatéa, um empreendimento de sucesso na região. Hoje o filho Alexandre e a esposa Graça Zancanaro são os atuais administradores da empresa que em janeiro deste ano completou 50 anos de atuação na região. Um belo baile em comemoração a data foi cancelado em virtude da pandemia do Cornavírus, mas a emoção por esse dia é celebrada no coração de todos que fizeram parte da família. Relembrar a trajetória que rendeu os frutos de hoje fazem o filho marejar os olhos ao conversar com a reportagem do jornal O Celeiro. Quem observa o sucesso de hoje nem imagina as dificuldades vividas. Conheça um pouco mais sobre a história dessa família que é um exemplo de dedicação e superação.

No dia 2 de janeiro de 1970 os técnicos em contabilidade Nelson Antonio Serpa e José Luiz Debastiani inauguraram o primeiro escritorio de contabilidade de Campos Novos. Neste mesmo ano, em 3 de novembro, foi assinada a primeira alteração contratual da empresa e os novos sócios: José Alvaro Adamy e Nativo Antônio Fontana compraram a participação de Nelson Antônio Serpa na sociedade. No dia 26 de setembro de 1971, os sócios José Luiz Debastiani, Nativo Fontana e Álvaro Adamy venderam o escritório de contabilidade para Sidney Souza e Hilário Zancanaro, que assumiu a direção da ORCATÉA em 1° de outubro.

Alexandre, filho mais novo, fala emocionado sobre o pai, seu Hilario, que se mudou na infância para Campos Novos junto a familia. Com 5 anos de idade, seu Hilário já ajudava os pais na lavoura. Anos mais tarde, o jovem buscou conhecer novos horizontes e oportunidades, surgindo assim a vontade de estudar e deixar a colônia para atuar em outra profissão. Em 1960 conheceu a bela Tereza Galafassi que, após quatro anos, tornou-se sua esposa. Hilário e Tereza Zancanaro, construíram uma familia, trabalharam, economizaram e foram os personagens essenciais para que a formação da familia Orcatea.
Sua historia é um exemplo de vida que o filho Alexandre não esquece e até hoje tenta seguir de perto os passos do pai que faleceu em 2014. Ele, que desde 1996 integra a sociedade Orcatea, iniciou na empresa como office boy e como auxiliar do escritório. Com o tempo se graduou como contador, e em seguida conclui uma pós gradução em Contabilidade Gerencial, Perícia e Auditoria, estando preparado para assumir a administração total dos trabalhos em 2004.

“Temos muito orgulho pela história construída. A presença do meu pai é muito forte, minha mãe também teve uma participação muito grande na construção disso aqui. Os dois vieram de uma situação difícil. Chegamos aqui pela perseverança e o positivismo que meu pai tinha. Aqui fica marcada uma história de vida. Falar da Orcatéa é falar de Hilário Zancanaro, é recordar momentos maravilhosos que tivemos aqui”, contou.

Apesar da insegurança em dar continuidade aos negócios, a bagagem que Alexandre carregava pelas constantes capacitações, as lições que aprendia com os erros, lhe proporcionou mais experiência. Quando assumiu os trabalhos, a Orcatéa tinha 40 clientes, atualmente são aproximadamente 500 clientes espalhados em todo o Estado de Santa Catarina, que são atendidos pela Matriz em Campos Novos e pela filial em Itapema, que por sinal foi outro desafio assumido pelo sucessor.

Com 50 anos de história a sensação não é de dever cumprido, mas sim desejo de fazer mais. A empresa Orcatea está no mercado com profissionais especialistas na área com o propósito de auxiliar as empresas a conseguiram realizar uma gestão de qualidade. “Nosso foco é atender e ser parceiro do nosso cliente. Temos uma fiscalização rígida, que avança tecnologicamente e de outro lado temos o empresariado que sofre com penalizações e com o sistema econômico instável que o país se encontra. Para juntar o equilíbrio entre os dois entra o Orcatéa oferecendo soluções, não somente contábeis, mas também administrativas, sendo parceiro em todos os momentos da empresa para que elas tenham a longevidade”, afirmou Alexandre, agradecendo também a todos que passaram pelo escritório. “Que possamos desfrutar de mais momentos comemorativos. São 50 anos de uma vida promissora”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui