Platinosomose felina: a doença da lagartixa

Alexandra Niec

Platinosomose atinosomose felina é uma enfermidade causada por um verme que se instala no organismo dos gatos, afetando principalmente as funções do fígado. A doença pode causar lesões de vesícula, fígado, pâncreas, intestino e pulmões. O gato perde o apetite, vomita, tem diarreia e fica apático, sonolento. A doença pode ser tratada com vermífugo, na maioria dos casos, mas para os quadros mais graves, apenas antibióticos.

Uma simples lagartixa pode causar muitos problemas para seu gato. A platinosomose felina é de difícil diagnóstico e, em casos mais graves, pode levar o animal à morte.
Gatos portadores da platinosomose felina podem não apresentar nenhuma alteração clínica, como também poderão ter disfunções hepáticas graves, como colestase, colangiohepatite (inflamação das vias biliares e do fígado) e cirrose.

O estilo de vida do gato influencia na prevalência da infecção: em animais de vida livre é de 42%, em gatos confinados é de 7,1% e semiconfinados é de 28,6%.

O ciclo de vida do parasita passa por hospedeiros como caracóis, besouros, sapos ou lagartixas. Estes são os transmissores potenciais para os gatos. O gato, ao caçar e ingerir estes animais, acaba adquirindo os parasitas.

A fonte principal de transmissão para os gatos é a lagartixa, que está espalhada em todos os lugares de clima tropical. Os sintomas são proporcionais à infestação. Podem ocorrer diarreias, falta de apetite, perda de peso, desidratação e vômitos.

Nos casos que exista interferência no fluxo da bílis, poderá ser percebido à icterícia, aumento do volume do fígado, anemia, inchaço e dor no abdômen e aumento da vesícula biliar.

Prevenir a infestação na tentativa de manter a saúde do gato é um desafio. Manter o gato distante de pequenos hospedeiros, principalmente lagartixas, é essencial.

Por: Alexandra Niec
Médica Vetetinária
RMV/SC 5056
Veterinária da
Clínica Bicho Mania

*Coluna Cuidados com Pets’ publicada no jornal “O Celeiro”, edição 1616 de 05 de março de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui