Prefeitos da região alinham medidas no enfrentamento do coronavírus

Foi definido na Assembleia dos prefeitos da AMPLASC realizada no município de Vargem no final da tarde dessa terça-feira (17) o alinhamento das ações preventivas perante o Governo de Santa Catarina visando coibir a proliferação do novo coronavírus na região do Planalto Sul Catarinense.

Além dos gestores dos municípios acompanharam a reunião os Secretários das pastas de Educação e Saúde, tendo em vista, que nestas áreas as medidas prioritárias serão tomadas de forma mais intensa.

Outro tema que atinge diretamente a região é a estiagem. Neste sentido, o presidente da AMPLASC e prefeito de Abdon Batista, Lucimar Antônio Salmória, propôs a emissão de Decreto conjunto na solicitação de caminhões pipas para a região provenientes do  Exército Brasileiro. O pedido será encaminhado à Secretaria Nacional da Defesa Civil e Secretaria de Assuntos Federativos.

Com relação ao Coronavírus, foi decidido pela criação de Comitê Regional de Gerenciamento da Crise, da qual terá a coordenação do próprio colegiado de prefeitos da AMPLASC.

“É preciso que as pessoas entendam o momento difícil que vamos passar e faça a sua parte. Evite aglomerações e fluxo grande de pessoas seja onde for. Para isso, vamos tomar uma série de medidas para inibir que esteja presente na nossa região”, conclamou Lucimar.

Na Saúde a postura adotada será de unificação de ações priorizando atendimentos de urgência/emergência, tratamento oncológico, hemodiálise e radiologia.  As demais patologias que não comprometam a saúde dos munícipes  serão atendidas mas, por meio que não seja presencial.

Outra medida preventiva concentra-se no atendimento dos médicos especialistas na sede da AMPLASC, que serão suspensas a partir de 19 de março por ser tratamento eletivo. Além, do quadro técnico com restrição no atendimento a campo, limitando-se por 7 dias, no que for possível será feito em home office. A orientação segue medida do Governo definida nesta terça-feira (17)  com os protocolos a fim de restringir a circulação de pessoas.

Para a prefeita anfitriã, Milena Lopes, finaliza que o momento é de enfrentamento ao coronavírus mas, na forma preventiva. Cada município vai publicar decreto com as medidas visando evitar aglomeração de pessoas nas unidades de saúde e hospitalar.

Ela reforça o recomendação para que haja o isolamento social, ou seja, que procurem manter-se em casa. Caso, necessário os cuidados de higiene pessoal deve prevalecer para evitar transmissão do Coronavírus.

Participaram da reunião os prefeitos de Abdon Batista (Lucimar Salmória), Brunópolis (Ademil da Rosa), Campos Novos (Alexandre Zancanaro), Monte Carlo (Sonia Vedovatto), Vargem (Milena Lopes) e Zortéa (Alcides Mantovani).

Ascom Amplasc

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui