Administração Municipal lança programa ‘Cidade Limpa’

Programa terá atuação sustentável nos bairros com coleta de resíduos através de caçambas

Aconteceu na tarde de hoje na sede da Secretaria de Obras e Urbanismo de Campos Novos o lançamento do programa ‘Cidade Limpa’, que tem o objetivo de promover a coleta sustentável de resíduos no município de Campos Novos, de acordo com, Vilmar Antônio Ferrão Junior Secretário de Planejamento e Coord. Geral, o programa é um primeiro passo para ações sustentáveis.

“Este projeto entra na esfera de todas as ações do projeto ‘Campos Novos Sustentável’ que é pautado na economia do impacto da sociedade no meio ambiente e entra em outros programas internos como o ‘Eficiência Energética’, e também o que promove a diminuição de uso de folhas e papel dentro dos órgãos públicos em colaboração ao meio ambiente”.

Ferrão comenta que, foram adquiridos 20 caçambas que serão itinerantes, as mesmas serão dispostas em ruas principais nos bairros, mudando de lugar conforme os dias. A permanência vai variar conforme a coleta, ficando até 07 dias em cada bairro atendendo bairro por vez no mínimo a cada 07 dias.

Haverá um carro de som que informará a população de como deve se feita a entrega do material, um caminhão apto a coletar as caçambas ficará monitorando a utilização das mesmas, quando encontrar uma ‘cheia’, carregará e deixará uma vazia no lugar, essa ação será constante.

Para o prefeito Alexandre Zancanaro, esta ação está conjunta com a de contêineres que serão colocados nas escolas, “Em breve as escolas receberão contêineres (total de 10 na cidade), que terão divisões e receberão todos os tipos de materiais recicláveis, a escola vai gerir e poderá vender e usar isso como educação não só ambiental mas em outras disciplinas como matemática. Hoje anunciamos um pensamento que começou em 2017, mesmo em 2018 não chegando a uma definição, no ano passado montamos o passo a passo e hoje colhemos os frutos. Temos o local para a separação, trabalhamos os conceitos nas escolas para reciclagem e hoje entregamos as caçambas para uma cidade mais limpa. Daqui 30 a 60 dias teremos a nossa unidade de compostagem pronta para funcionar, ou seja ações de planejamento para que a população ganhe com isso. Gastamos mais de 2 milhões e meio ao ano com lixo, se pudermos trazer isso em retorno a população em forma sustentável, iremos colher mais frutos”.

Alexandre Zancanaro comenta que a prefeitura já visitou empresas e outro passo a ser dado é transformar o lixo reciclado em matéria prima. “Peço a população que quando receber as informações através da imprensa e dos carros de som, sejam cuidadosas e sigam as recomendações”.

Nas caçambas será colocado um cartaz (imagem ao lado) mostrando o que pode ou não ser colocado dentro das mesmas, após isso a separação será feita na unidade de resíduos que existe anexo a Secretaria de Obras, “Os apenados que farão o serviço de separação deste lixo, temos a intenção de reduzir até 10% de tudo que é jogado na rua e será reciclado, há um telefone no cartaz para entulhos e eletrônicos, estes são destinados ao contêiner existente na secretaria exclusivo para eletrônicos e os entulhos como sofá e móveis de madeira reutilizados. Pedimos para as pessoas não deixarem na caçamba o que está escrito em proibido”, confirma Vilmar Ferrão Junior.

O projeto foi desenvolvido pela administração em parceria com a Amplasc e Fundema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui