Início Destaques Governo de SC comenta liberações, pede o uso de máscaras e contrata...

Governo de SC comenta liberações, pede o uso de máscaras e contrata médicos

Casos de Covid-19 em SC chegam a 693; governo deve anunciar novas liberações no sábado.

O governo do Estado anunciou na noite desta quinta-feira (9) que o número de casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina chegou a 693. Além disso, já são 18 óbitos.

O número de municípios com casos confirmados chegou a 78. A lista é liderada por Florianópolis (166), Blumenau (59), Joinville (49), Criciúma (37) e Itajaí (34).

O governador Carlos Moisés da Silva disse que o Executivo deve fazer anúncio de novas liberações no sábado (11). A tendência é que os setores contemplados sejam autorizadas a funcionar a partir de segunda-feira (13).

O grupo que gerencia a crise estuda a abertura do comércio em geral. O tema já foi autorizado pela equipe que discute o impacto econômico, mas ainda precisa do sinal verde da Secretaria de Saúde.

Segundo o Executivo, a principal preocupação é com a forma com que os setores voltarão à ativa. O grupo quer estabelecer regras específicas para alcançar o que governador chama de “convívio seguro com o vírus”.

Recentemente, o governo autorizou o retorno à atividade de profissionais liberais e autônomos, construção civil, e comércio e serviços ligados ao setor automotivo.

Apesar do indicativo de abertura do comércio, ainda estão suspensas as aulas na rede pública e privada de ensino, os eventos de qualquer natureza, como missas e cultos, e a permanência em parques, praças e praias.

“O fato de liberar determinada atividade não significa que o governo está incentivando você a frequentar determinados ambientes ou necessariamente ter que ir nesses locais. Se você pode, fique em casa. Se forem [sair], vão a estabelecimentos com regramentos. Aqueles que não tem, denuncie”, afirmou Moisés.

“As liberações estão sendo realizadas, que na verdade não são liberações, são autorizações condicionadas de funcionamento. Quando as pessoas estão na rua, estão se arriscando. Quando eu me exponho menos a possibilidade de contágio, melhor vai ser o resultado”, disse o secretário de Saúde, Helton de Souza Zeferino.

Zeferino disse ainda que a pasta vai publicar uma portaria que obriga todos os estabelecimentos a publicizarem em local visível ao público as regras indicadas para aquela atividade. O objetivo é que clientes e colaboradores sigam as recomendações com maior eficiência e também auxiliem na fiscalização.

MÁSCARAS

Os funcionários de empresas que trabalham com atendimento ao público e estão com a atividade permitida pelo Governo do Estado com regramento agora devem, obrigatoriamente, utilizar máscara de tecido. A medida consta em portaria publicada na noite desta quinta-feira, 9, pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), que atua no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em Santa Catarina.

“Não faz sentido o cidadão utilizar a máscara e, ao chegar no estabelecimento, o funcionário não estar usando os equipamentos de proteção individual. Em razão dessa pandemia, precisamos mudar alguns hábitos. A máscara de tecido pode ser produzida em casa e serve para proteger a nós mesmos e às outras pessoas”, lembra o governador Carlos Moisés.

Conforme a portaria, as máscaras de tecido devem ser substituídas a cada quatro horas (duas horas no caso de pessoa com tosse ou espirros frequentes) ou no momento em que ficarem úmidas, o que ocorrer primeiro.

Os estabelecimentos também estão obrigados a publicar, em local visível, quais são as regras que precisam ser adotadas no local. “Essa medida permitirá que o próprio cidadão possa verificar se as obrigações estão sendo cumpridas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino.

A obrigação também se aplica aos motoristas de táxi ou transporte por aplicativo. Estes devem, além de usar máscara, manter as janelas do carro abertas, intensificar a limpeza do veículo e do sistema de ar condicionado e disponibilizar álcool 70% no interior do automóvel.

A portaria também traz recomendações para os cidadãos que precisam sair de casa. Entre elas está o uso de máscara no caso de necessidade de sair de casa, higienizar as mãos com álcool 70% sempre que possível, não tocar na máscara e não compartilhar uso de objetos como dispositivos eletrônicos e canetas.

Ao retornar em casa, deve-se retirar os calçados na porta e higienizá-los antes de guardar, evitar tocar as superfícies sem antes higienizar as mãos, separar um local na entrada de casa para guardar objetos mais expostos, como pastas, celular, óculo, bolsa, chaves, entre outros, fazer a desinfecção desses itens com álcool 70%, tomar banho e lavar as roupas antes de guardar no armário.

MAIS MÉDICOS

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, lançou o edital de processo seletivo simplificado para contratação de 94 médicos, por prazo determinado, a fim de atuar em dez unidades hospitalares sob gestão própria da pasta. O reforço atenderá demandas específicas do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.A seleção está registrada como chamamento público nº 014/2020/SES.

A seleção dos candidatos é realizada a partir da análise de documentação a ser apresentada pelos interessados na unidade hospitalar de preferência. A contratação será formalizada pelo período de 24 meses, podendo ser prorrogada por uma única vez, pelo mesmo prazo. “Estamos agindo de forma ampla, em todas as frentes, inclusive reforçando a equipe de profissionais para atuar na linha de frente”, afirma o governador Carlos Moisés.

O secretário Helton de Souza Zeferino destaca que o aumento no número de profissionais de saúde visa atender demandas específicas da Secretaria de Saúde para o enfrentamento à Covid-19. “As contratações estão sendo realizadas gradativamente para que possamos suprir as necessidades diante da abertura de novos leitos”, afirma.

As vagas são para médicos com experiência comprovada, de no mínimo 12 meses, na atuação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas seguintes especialidades: medicina intensiva, clínica médica, cirurgia geral, endocrinologia, pneumologia, infectologia, cardiologia, nefrologia, anestesiologia, neurologia, pediatria, ginecologia/obstetrícia e neonatologia.

>>>>Veja aqui o edital completo

Para as especialidades de pediatra, neonatologia e ginecologia/obstetrícia, somente haverá admissões para o Hospital Infantil Joana de Gusmão e Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis; Maternidade Darcy Vargas, em Joinville; Maternidade Dona Catarina Kuss, em Mafra; Maternidade do Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José; e Maternidade do Hospital Tereza Ramos, em Lages.

Veja o número de vagas por unidade:

  • Hospital Governador Celso Ramos (Florianópolis) – 10 vagas
  • Hospital Infantil Joana de Gusmão (Florianópolis) – 02 vagas
  • Hospital Nereu Ramos (Florianópolis) – 09 vagas
  • Maternidade Carmela Dutra (Florianópolis) – 02 vagas
  • Hospital Dr. Homero de Miranda Gomes (São José) – 18 vagas
  • Instituto de Cardiologia (São José) – 06 vagas
  • Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (Joinville) – 23 vagas
  • Maternidade Darcy Vargas (Joinville) – 2 vagas
  • Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos (Lages) – 20 vagas
  • Maternidade Dona Catarina Kuss (Mafra) – 2 vagas

*INFORMAÇÕES: GOV-SC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui