Secretária de Saúde se manifesta sobre cuidados contra o Coronavírus em Campos Novos

A Secretária de Saúde Mayara Serena, se manifestou na manhã de hoje, na imprensa colocando que não há nenhum caso suspeito de Covid-19 em Campos Novos e não houve mais nenhuma coleta no município. Há 19 pessoas sendo monitoradas.

Havia um comentário de que haveria um caso suspeito em um funcionário da saúde mas a informação é falsa, comentou Mayara.

Ela reforça que as pessoas que puderem usem máscaras na rua (usem por duas horas, troquem nesse período ou higienizem), lavem bem as mãos, tenham álcool gel, higienizem superfícies e tomem os cuidados necessários e evitem locais de aglomeração, mantenham a distância de 1,5m em locais com público.

Mayara pede que o Comércio siga as instruções do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de disponibilizar álcool gel para uso dos clientes nas portas e dentro dos ambientes, controle do acesso de pessoas que não pode ultrapassar a 50% de sua capacidade e higienização de ambientes.

A secretária pede que a população evite levar as mãos ao rosto e tomem cuidados ao manipular as máscaras.

Sobre decreto municipal para o uso de máscaras e distribuição para a população, Mayara comenta que haverá uma reunião ainda hoje para a discussão para medidas que a Administração tomará. Ainda há dificuldades para compra de máscaras pela prefeitura, a maioria está usando a de pano e a Secretaria está recebendo doações para disponibilizar as população, não há falta de outros materiais na Secretaria de Saúde, somente máscaras.

Sobre os testes houve uma pequena compra e deve chegar dia 20, haverá uma outra compra nos próximos dias, mas os primeiros testados serão os profissionais de saúde, foram comprados 4 mil testes e serão usados mil na primeira etapa.

A próxima fase da vacinação da Gripe H1N1 será no dia 16 mas ainda poderá mudar datas ois as vacinas ainda não chegaram e o cronograma ainda não foi divulgado, a aplicação será ao ar livre.

Nos postos de saúde, os atendimentos médicos estão funcionando mas o agendamento é por telefone, por isso a pessoa deve ligar no telefone da unidade de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui