Asma felina

A asma felina é uma bronquite alérgica e obstrutiva dos pulmões, mas não se pode afirmar que a asma felina é totalmente igual a asma humana. Além disse em felinos não é possível realizar um exame chamado teste de função pulmonar ( teste de esforço pulmonar ). Os sintomas em gatos é a tosse e em humanos é a falta de ar. Quando o animal está em crise, as vias aéreas inferiores tornam-se mais estreitas tornando a respiração muito difícil. No gato, a expiração exige mais esforço (forçar o ar a sair dos pulmões). Qualquer gato pode ter asma, mas o Siamês é mais predisposto. Com relação à idade, geralmente são mais observados nos animais adultos (idade média de 4 anos).

Os sinais são tosse e dificuldade respiratória. Gatinhos com doença muito avançada também apresentarão dificuldade para respirar, mas respirar com a boca aberta somente ocorre nos casos mais graves.

Quando o gato tosse, ele assume uma posição típica, estica o pescoço e coloca os ombros para trás aproximando o tórax do chão.

A asma não tem cura e sim controle. O ideal seria descobrir qual é o alérgeno que causa as crises, mas nem sempre é possível.

São muitas possibilidades de alérgenos: a fumaça do cigarro, incenso, poeira da caixa de areia, perfume, pó, detergentes, pólen e outros.

O gato com crises constantes deve ser tratado. Crises fortes de asma devem ser tratadas imediatamente, o gato pode precisar ficar internado para receber oxigênio e medicação injetável.

Fique atento causa mais comum de tosse em felinos é a asma.

Por: Alexandra Niec, Médica Vetetinária, RMV/SC 5056
Veterinária da Clínica Bicho Mania

*Reportagem publicado no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1625 de 07 de maio de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui