Coronavírus em Santa Catarina: Medidas de distanciamento social salvam vidas

Governador Carlos Moisés

Pouco mais de dois meses após adotar as medidas de isolamento social, Santa Catarina já colhe resultados positivos no combate à pandemia do novo coronavírus. O estado foi o primeiro a restringir a circulação de pessoas para evitar a disseminação da doença. Como consequência, hoje se encontra em uma condição favorável em relação ao restante do país, com a menor taxa de letalidade entre os estados do Sul e Sudeste (1,57%).

O governador Carlos Moisés atribui esse resultado a três fatores: o empenho dos catarinenses na adoção das medidas de isolamento social, o esforço do Governo do Estado na ampliação da infraestrutura hospitalar e a dedicação dos profissionais da saúde que estão na linha de frente.

“Salvar vidas é a nossa prioridade. Nossa taxa de letalidade é quatro vezes menor que a do Brasil. Isso significa que um paciente com coronavírus em SC tem mais chances de cura, na comparação com a média dos outros estados”, expõe.

Ele alerta, no entanto, que o resultado positivo não pode ser motivo para descuidos daqui pela frente: “A população aqui faz a parte dela e deve se manter consciente, só sair de casa quando realmente necessário. E, se precisar, sempre usar máscara, manter distanciamento e higienizar as mãos constantemente”.

Confira os Resultados alcançados por SC

– A taxa de letalidade de 1,57% dos catarinenses é a menor entre os estados do Sul e Sudeste e a segunda menor do Brasil, conforme os dados divulgados pelo Ministério da Saúde neste domingo, 24.
– No Brasil, um em cada 10 mil brasileiros perdeu a vida em razão da Covid-19. Em Santa Catarina, a pandemia vitimou um em cada 68 mil catarinenses.
– Santa Catarina tem 15 mortes para cada 1 milhão de habitantes, o sexto menor índice do Brasil. No país, a média é de quase 108 óbitos por milhão de pessoas.
– O percentual de ocupação dos leitos de UTI de Santa Catarina, atualmente em 62,4%, é o segundo menor entre os estados do Sul e Sudeste.
– Desde o início da pandemia, 396 leitos de UTI foram criados em todas as regiões, ampliando a capacidade do sistema público de saúde em Santa Catarina. Pacientes que recebem tratamento adequado e não ficam na fila têm mais chances de cura.
– O Estado tem hoje mais de 3,9 mil catarinenses recuperados e já realizou mais de 32 mil testes, o que ajuda a isolar imediatamente o paciente, e evitar a propagação do vírus.
– Santa Catarina monitora de perto a ocupação dos leitos de UTI em todas as regiões e adota medidas específicas conforme cada situação, com apoio e autonomia para os prefeitos decretarem restrições mais rigorosas quando necessário: semana passada uma operação foi montada para equipar a Região Oeste, que tem apresentado maior crescimento de casos.

OPINIÃO

Santa Catarina foi o primeiro estado a decretar medidas de isolamento social, tão logo foi detectado o primeiro caso de transmissão comunitária do vírus, ainda em meados de março. Essa iniciativa no momento certo fez com que o nosso Estado se tornasse referência no enfrentamento à pandemia.

Santa Catarina tem a terceira menor taxa de letalidade (1,71%) do Brasil e a menor entre os Estados do Sul e Sudeste, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, 20. A taxa catarinense é 3,8 vezes menor do que a nacional (6,5%). Isso significa que um paciente que recebe tratamento para o coronavírus em nosso Estado tem quase quatro vezes mais chances de cura, na comparação com a média dos outros estados. Em relação à taxa de ocupação dos leitos de UTI, temos a segunda menor entre os estados do Sul e Sudeste. O Estado tem hoje mais de 3,1 mil catarinenses recuperados e já realizou mais de 25 mil testes, o que ajuda a isolar imediatamente o paciente, e evitar a propagação do vírus.

Sabendo ainda que o nosso único inimigo é o coronavírus, nós conseguimos encontrar o caminho da ponderação, longe do falso debate entre vidas contra economia. Buscamos soluções, seguimos todas as orientações sanitárias para evitar a disseminação do vírus e, com determinações das autoridades de saúde, mantivemos a indústria e o agronegócio funcionando.

Por que a situação catarinense é tão mais favorável? São três os principais motivos. Além de ter sido o primeiro Estado do Brasil a decretar medidas de isolamento social, Santa Catarina monitora de perto a ocupação dos leitos de UTI em todas as regiões e adota medidas específicas conforme cada situação, com apoio e autonomia para os prefeitos decretarem restrições mais rigorosas quando necessário. O terceiro é que, desde o início da pandemia, 396 leitos de UTI foram criados em todas as regiões, ampliando a capacidade do sistema público de saúde em Santa Catarina. Nossos pacientes recebem tratamento adequado e não ficam na fila, o que aumenta suas chances de cura.

Todas essas ações já salvaram muitas vidas. No Brasil, um em cada 11 mil brasileiros perdeu a vida em razão da Covid-19. Em Santa Catarina, a pandemia vitimou um em cada 76 mil catarinenses. Santa Catarina tem 13 mortes para cada 1 milhão de habitantes – sexto menor índice do Brasil. No país, essa a média é de mais de 89 óbitos por milhão de pessoas. Nesse momento tão crítico, os catarinenses provam que a conscientização é o melhor caminho. O isolamento social ocorre porque todos aprendemos que essa é a medida mais eficiente contra a doença. A maioria da população usa máscara e segue as orientações, porque tem consciência da necessidade dessa mudança de comportamento. Estamos reaprendendo a ter novas rotinas. Mas tudo isso vai passar. E Santa Catarina sairá da pandemia mais forte do que nunca, com a ajuda de cada um dos nossos cidadãos.

Por: Gonzalo Pereira, Secretário de Estado da Comunicação
Governo do Estado de Santa Catarina

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1628 de 28 de Maio de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui