Feira do Terneiro e da Terneira acontece neste sábado

Feira irá ocorrer de forma virtual e com 30% de público comprador devido à pandemia de Coronavírus

A pandemia da Covidi-19 trouxe ao agronegócio novos desafios e oportunidades de adaptar-se e reinventar-se para lidar com a crise.

O evento mais tradicional da região, a Feira da Terneira e do Terneiro, promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais, foi ameaçado pela crise, no entanto será realizado em formato misto para se manter no calendário do município.

Os animais serão levados ao Parque Leonidas Rupp e a transmissão será feita através do Youtube pelo canal da leiloeira Pampa Remates, aonde os leilões serão realizados virtualmente. O formato inovador foi regulamentado pelo Governo do Estado de Santa Catarina em virtude da quarentena. O presidente do Sindicato no município, Luis Sergio Gris Filho, declarou que o evento cumprirá com todos os decretos estaduais e municipais e com a portaria 242 da Secretaria de Saúde e com as normas técnicas estabelecidas pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

A 37° edição da feira deverá contar com mais de 500 animais de raças e qualidade diferenciadas. Interessados podem se cadastrar através do site pamparemates.com.br. O evento programado para o próximo mês terá início ás 13h30.

Além disso, 30% de público comprador poderá comparecer no local.

A alternativa de realização de leilões e feiras virtuais surgiu da necessidade de manter o agronegócio funcionando e movimentando o setor. Todo ano a Feira do Terneiro traz a Campos Novos uma movimentação financeira crescente. Ano passado o evento, que aconteceu simultâneo a Expo Campos, girou quase R$ 1 milhão.

A Federação da Pecuária a Agricultura de Santa Catarina (Faesc) foi quem solicitou a realização de leilões virtuais para atender a demanda de comercialização de terneiros retidos nas fazendas devido a suspenção dos eventos agropecuários. A portaria de regulamentação das feiras e leilões virtuais prevê as recomendações para diminuir os riscos de contaminação da Covid-19. Para o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, os leilões virtuais são uma conquista do setor e um avanço para a agropecuária catarinense. “É uma modalidade nova em Santa Catarina, que em outros Estados já é uma tradição. Passa a ser uma aposta do setor que precisou inovar na crise. Analisaremos agora como será a recepção dos produtores e quais serão os resultados para o Estado, cientes de que a medida foi fundamental para assegurar a comercialização do rebanho”, declarou.

Entre as regras estabelecidas na portaria 242 estão o uso obrigatório de máscaras para todas as pessoas que trabalharão nos leilões e nas feiras e o distanciamento mínimo de um metro e meio. A visitação dos animais nos recintos de leilões também deverá ter agendamento prévio por lote, com controle de acessos para evitar aglomerações, além da disponibilização de álcool em gel 70% em locais estratégicos para higienização. Os estabelecimentos devem, ainda, fixar cartazes informativos com orientações sobre higiene das mãos, etiqueta respiratória e normas de precauções.

A portaria também estabelece que no horário programado para recebimento ou carregamento dos bovinos só será permitida a presença do motorista do caminhão e de um proprietário ou responsável pelos animais. É proibida a presença de público e de compradores no recinto de leilões e os trabalhadores devem ser orientados a intensificar a higienização das mãos. Os organizadores devem manter todas as áreas ventiladas e desinfetar com álcool 70% maçanetas, mesas, corrimões, interruptores, banheiros e lavatórios.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui