Na linha de frente: Profissionais de enfermagem são essenciais na promoção da saúde

Maio celebra os profissionais que, juntos aos médicos, se doam para cuidar de nossa saúde.

“Heróis”. Tão essenciais quanto os médicos na promoção da saúde, os profissionais de enfermagem merecem todo o respeito e carinho da população pelo trabalho que realizam ao cuidar dos pacientes. São eles que fazem o primeiro contato com o paciente e continuam cuidando deles após serem atendidos pelo médico. Geralmente é com eles que os pacientes criam laços e confiam. Na pandemia eles se mostraram ainda mais atuantes, sacrificando sua vida pessoal para cuidar dos infectados. O mês de maio é duplamente dedicado a classe, pois no dia 12 é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem e no dia 18 é celebrado o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Nas redes socias a população não esqueceu da data e prestou a homenagem mais que merecida.

A data mundial foi escolhida em homenagem a enfermeira inglesa, Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem, a já citada Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. De acordo com o Ministério da Saúde “a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. O processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano e deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem”. Um exemplo de dedicação a sua área, Florence serve de inspiração aos muitos profissionais que devotam sua vida ao cuidado dos doentes.

Hoje, mais do que nunca, o trabalho das enfermeiras, se mostra essencial no combate a Covid-19. Aqui no município a doença ainda não chegou, mas os profissionais seguem trabalhando e aumentando em conhecimento para cuidar dos pacientes. Sua atuação é indispensável nas Unidades de Saúde, nas clínicas e Hospitais. Crianças, adultos e idosos são tratados por eles. Eles também estão presentes nas comunidades, na prevenção de doenças e na orientação e educação da sociedade. Em locais de atendimento de saúde pode até faltar médico, mas o enfermeiro provavelmente estará presente. Sua gama de conhecimento o permite salvar vidas e trazer vidas ao mundo.

Quem os vê trabalhando não sabe todo o estresse emocional, físico e mental que passam diariamente. Na pandemia o estresse aumenta ainda mais, pois os profissionais estão expostos a uma doença perigosa e desconhecida, gerando mais insegurança e medo. De acordo com dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o número de profissionais de saúde com a Covid-19 é crescente, sendo reportado quase 15 mil casos confirmados. Mesmo com os riscos eles não se abstém de exercer com maestria seu trabalho. Eles mantêm a auto confiança porque entendem a importância de seu trabalho. A enfermeira Sabrina Zancanaro expressou sua satisfação em atuar como enfermeira no município. “Ser enfermeira é você colocar sua alma, seu coração em tudo o que você faz. As vezes, os dias não são tão fáceis como na situação em que estamos vivendo, mas todo dia quando acordo me revisto de coragem para prosseguir. Nós sempre queremos resolver o problema de todos, mas nem sempre conseguimos. Nós dedicamos nossa vida para cuidar com amor, carinho e principalmente conhecimento. Ser enfermeira é ter a possibilidade de sempre Fazer o melhor para o outro mesmo você nem o conhecendo”, declarou Sabrina.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1627 de 21 de maio de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui