Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica atualizam informações sobre caso confirmado de Coronavírus em Campos Novos

O paciente confirmado com o COVID-19 na última sexta-feira, 15/05, reside e trabalha em Campos Novos, porém, tinha dado entrada em uma instituição de saúde no município de Ibicaré onde realiza tratamento. Seguindo o protocolo do estabelecimento, o mesmo passou pelo teste particular resultando na confirmação para o COVID-19. Ele continua em monitoramento na cidade de Ibicaré . O jovem de 32 anos não constava no quadro de casos monitorados de Campos Novos pois não apresentava sintomas (paciente assintomático). Pela ética profissional, não existe a obrigatoriedade de revelar o nome e o seu local de trabalho, se porventura algum membro da família quiser se pronunciar, é uma decisão pessoal.

Quadro Clínico

Em contato com a Instituição de Saúde de Ibicaré, o paciente está bem, está estável e segue em isolamento. Segundo um familiar próximo, o paciente foi testado novamente e os valores de referência do exame já diminuíram, o que se compreende que está evoluindo pra cura. Após haver a confirmação da recuperação total do vírus, o jovem pode ser integrado aos demais pacientes para o devido tratamento.

Familiares e pessoas próximas do paciente

Já foram realizadas visitas à família e ao local em que a pessoa trabalhava, levando todas as informações e orientações cabíveis. Desde sexta-feira essas pessoas seguem sob observação e acompanhamento pela equipe da Vigilância Epidemiológica. Na manhã de sábado a vigilância epidemiológica esteve em investigação junto à família do mesmo. Foi constatado que todos os contatos domiciliares estão assintomáticos e seguindo o protocolo do Ministério da Saúde permanecerão em quarentena a contar da data do resultado do exame. As pessoas as quais o paciente obteve contato nos últimos dias só passarão por testes se virem a apresentar sintomas.

De forma voluntária um membro próximo da família do paciente confirmado para o Coronavírus realizou um teste rápido no sábado, 16/05, em uma clínica particular de Campos Novos. Esta pessoa testou NEGATIVO (Igg E Igm) resultado que demonstra a ausência de contato com o vírus. Na manhã desta segunda-feira, 18/05, uma outra pessoa que teve contato domiciliar passou por um teste rápido, que também deu negativo.

Alerta

Existe a real possibilidade de haver outros casos no município, a exemplo do primeiro paciente confirmado, de pessoas assintomáticas. Por isso todo o cuidado é pouco e a recomendação é continuar seguindo as orientações dos órgãos oficiais da saúde: Use máscara de forma correta; higienize as mãos; evite aglomerações; respeite o distanciamento em locais públicos e comerciais; não compartilhe objetos de uso pessoal; procure não ficar manipulando a máscara e tocando no rosto. Proteja-se.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui