Início Comunidade Governo de SC anuncia novo calendário de liberação de atividades

Governo de SC anuncia novo calendário de liberação de atividades

Executivo estadual prevê que ações futuras de restrição sejam regionalizadas e decididas por prefeitos

O governo de Santa Catarina editou um novo decreto de liberação de atividades nesta segunda-feira (1º) em que estabelece um calendário para a voltas das aulas, transporte e eventos. O Executivo estadual prevê que ações futuras de restrição sejam regionalizadas e decididas por prefeitos.

Segundo o texto, os transportes intermunicipais e coletivos urbanos têm permissão para atuar a partir de 8 de junho. Entretanto, o ingresso de veículos de transporte interestadual em território catarinense segue suspenso até 2 de agosto.

O decreto prevê também que as aulas da rede pública e privada ficam suspensas até 2 de agosto. A exceção são as atividades de estágios obrigatórios e aulas práticas em laboratórios de cursos superiores, que podem acontecer a partir de 8 de junho. O decreto estipula ainda que as aulas presenciais de cursos superiores podem retornar em 6 de julho.

Já os eventos em geral, como shows, festas em casas noturnas, museus, parques temáticos, cinemas, espetáculos, ficam suspensos até 5 de julho.

Nos esportes, o calendário oficial da Fesporte segue cancelado até 5 de julho. Também está suspensa até esta data a presença de público em eventos esportivos privados.

“Inauguramos uma nova fase. Agora, as decisões vão ser compartilhadas com os municípios. Os prefeitos vão ser protagonistas na tomada de decisões”, disse o governador Carlos Moisés da Silva. “Não é mais possível tratar o Estado todo com uma canetada”, complementou.

Segundo Moisés, o Estado não vai deixar de acompanhar o avanço dos casos. A Secretaria de Saúde prevê uma série de recomendações e verificação do avanço da doença por microrregionais.

O Executivo disponibilizou para as prefeituras uma plataforma de acompanhamento dos indicadores que reúne número de casos, de óbitos, de ocupação em leitos de UTI, e de transmissão da doença no território. A ferramenta será decisiva para embasar as ações regionalizadas.

O presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, participou do ato e ressaltou a importância da regionalização. Segundo ele, a ferramenta “pode e deve” ser aprimorada para facilitar a tomada de decisão dos prefeitos.

Transportes

Liberados a partir de 8 de junho os transportes intermunicipais e coletivos urbanos;

Suspenso até 2 de agosto o ingresso em território catarinense de veículos de transporte interestaduais;

Educação

Suspensas até 2 de agosto as aulas nas redes pública e privada de ensino;

Liberadas a partir de 8 de junho as atividades em estágios obrigatórios e aulas presenciais em laboratórios de cursos superiores;

Liberadas a partir de 6 de julho as aulas presenciais em cursos superiores;

Esportes

Suspenso o calendário da Fesporte e o acesso de público em eventos esportivos privados até 5 de julho;

Eventos

Suspensas até 5 de julho as atividades de cinemas, shows, espetáculos, museus, casas noturnas.

*INFORMAÇÕES: REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui