Planejamento Financeiro

Hoje vamos falar de mais um aprendizado que a Pandemia do Covid-19 trouxe para o mundo dos negócios. Sendo forçados a uma redução do movimento, obrigados a desacelerar, tivemos tempo para repensar nos controles efetivos sobre as finanças, revendo os processos e implementando mudanças que sejam positivas para a empresa.
Para mim, um do fatores principais para o crescimento de uma empresa é o PLANEJAMENTO FINANCEIRO, pois através dele conseguimos organizar as contas, trazendo os pagamentos junto com os recebimentos, sem pagar juros ou captando capital de giro barato para hora certa e conforme necessidade; Conseguimos fazer planos de ação, como por exemplo, aumentar as vendas, controlando os custos e despesas, fazendo promoções para aumentar o dinheiro em caixa para alavancar um crescimento da empresa, e diversos outros planos que podem ser tomados. Abaixo darei algumas dicas de como fazer um planejamento financeiro para sua empresa:

– ANOTAR TUDO: registrar as despesas, custos e receitas dia a dia, pode ser num papel mesmo na hora do apuro, e no final do dia passar para um sistema financeiro. Segundo uma pesquisa do SEBRAE 39% das micro e pequenas empresas brasileiras, anotam tudo em cadernos, mas isto não é suficiente.

– ORGANIZAÇÃO: as finanças estando organizadas, nos proporciona uma visão que vai muito além de números. Quando todo processo é mapeado, temos um parâmetro de todas as etapas da empresa, identificando desperdícios, gastos desnecessários e podendo aumentar a lucratividade do negócio.

-ADERIR NOVAS TECNOLOGIAS: hoje temos no mercado sistemas financeiros 100% online, baratos e que atendem principalmente pequenas e medias empresas. Sistemas com ótimo Custo benefício, que penso que é indispensável para empresas que levam a sério seu negocio e querem crescer cada vez mais.

– NÃO MISTURAR CONTAS PARTICULARES COM AS DA EMPRESA: separar a pessoa física da pessoa jurídica é fundamental. Definir um pró-labore (salário do empresário) mensal e este entrar no custo da empresa.

– PROJETE CENARIOS DIFERENTES: não temos como prever um futuro, mas com um bom planejamento é possível estar preparado para lidar com qualquer situação.

O empreendedor sempre tem que estar mirando o futuro, a médio e longo prazo. Defina suas metas, execute ideias, avalie e corrija quando necessário. Este exercício lhe fará um empreendedor melhor e bem-sucedido, conte com a ajuda do seu gestor, que pode ser seu contador!!

Por: Thiago W. Fagundes, Contabilista, RP: SC-041884/O-0
FG Contabilidade Consultiva, (49) 3541-2462

*Coluna ‘Contabilidade Consultiva’, publicada na edição 1631 de 18 de Junho de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui