Vai com calma?

Alguém já se deparou em frente ao inimigo e disse: “Ei, vai com calma”? Difícil de imaginar, principalmente se este for mais forte, e se for invisível pior ainda. A população está lidando com um inimigo deste porte. Ele é poderoso e invisível. Sim, estamos falando da Covid-19, uma doença causada por um vírus que já tem feito muitas vitimas no município com uma velocidade surpreendente.

E qual a nossa postura diante dessa situação? Vamos pedir uma trégua ao vírus para que ele seja mais generoso com a população camponovense? Andamos por ai com a máscara no queixo, como se fosse um enfeite ou acessório da moda, e solicitamos em tom exclamativo: “Vírus, vai com calma”?

Não é hora de subestimar uma doença que já ceifou duas vidas na região e milhares no mundo. Não podemos tratá-la como um simples resfriado. Os efeitos dela são imprevisíveis e parecem ser aleatórios. Há pessoas que nem a sentem, há outras que são arrasadas por ela. Não sabemos como ela vai se comportar nos pais, nos filhos, nos vizinhos e nas pessoas que convivem ao nosso redor.

O assunto é serio. E quem está em isolamento e não apresentou sintomas ou apresentou sintomas leves deve agradecer por ter respondido bem a Covid-19. Que bom que você não teve o mesmo fim daqueles que não resistiram. Portanto tenha um senso de coletividade e não pense só em si.

Aqueles que não estão em isolamento também devem encarar com seriedade este assunto. Ninguém esta imune a isso. Se proteja, proteja os seus, saia de casa apenas quando necessário, use máscara de forma correta, não leve a mãos aos olhos e boca, mantenha hábitos constantes de higiene. Combata o vírus.

Este é o momento de empatia e solidariedade. Não adianta pedir ao vírus para ele ir com calma, porque ele não vai. Pelo contrário, ele está ativo e acelerado no município. Cuide-se.

Por: Priscila Nascimento,
Jornalista

*Editorial publicado no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1632 de 25 de junho de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui