Atenção aos idosos: Inverno aumenta incidência de quedas

Inúmeros fatores contribuem para quedas em idosos durante esta época do ano.

A estação fria ameniza o calor e a preferida de muitos camponovenses, porém ela traz algumas dificuldades, em especial para os idosos. Além das doenças sazonais, o frio tende a deixar os músculos tensos interferindo na postura, sendo comum ficar encolhido favorecendo o surgimento de torcicolo. Outra situação preocupante neste período é o aumento de número de quedas entre idosos que acontece por diversos motivos. O fato de irem muitas vezes ao banheiro durante a noite para urinar aumentam as chances de esbarrar em obstáculos no caminho, cair da cama, ou até tropeçar nas cobertas que se multiplicam devida a temperatura baixa. Esses fatores não podem se ignorados, pois eles podem trazer sérios prejuízos aos idosos causando fraturas, traumatismo craniano, contusão muscular e os deixa inseguros e com medo de cair novamente. O Ministério da Saúde alerta sobre este assunto e reforça os cuidados com a terceira idade.

O médico ortopedista, Ivan Fiorin Junior, que atende na Clínica Otmo, em Campos Novos, explica por que os idosos acabam sendo mais suscetíveis aos traumas. “O idoso, por uma gama de fatores como diminuição da propriocepção, patologias degenerativas que causam dor, hipotrofia muscular, dentre outras acaba tendo menor grau de mobilidade ativa, assim estando mais suscetível a quedas. A própria diminuição de mobilidade e alterações hormonais levam a variados graus de fragilidade óssea- chegando a Osteoporose. Esses pacientes, quando submetidos a pequenos traumas, como a queda da própria altura que comumente ocorre em seu próprio lar, podem ser vítimas de fratura por fragilidade óssea. Pacientes reagem diferentemente a essas lesões, dependendo de suas patologias prévias, grau e local da fratura ocorrida”, disse.

Dr. Ivan A. Fiorin Jr.

De acordo com o Dr. Ivan os traumas acontecem mais comumente na Coluna, Úmero Proximal no Ombro, Rádio Distal no Punho e Fêmur Proximal no Quadril. “Esta acaba sendo a mais debilitante, podendo ter alta morbimortalidade, dependendo do quadro de saúde prévio e resposta do paciente ao trauma, algumas vezes levando a restrição de deambulação ou até ao óbito”. Atualmente as diretrizes para tratamento da Osteoporose baseiam-se no principal preceito: Não Fraturar”, afirmou. Como parte da prevenção e do tratamento o médico aconselha uma dieta rica em cálcio e os devidos cuidados. “Orientações vitais e simples a esses são retirar tapetes soltos em casa, não andar em solo escorregadio, usar auxílios fixos em banheiros ou cômodos que preferir, deambular com auxílio quando achar necessário, como andador, muletas, bengalas e principalmente manter uma vida ativa e saudável com exercício físico regular”, alistou.

As famílias dos idosos devem levar a sério estas recomendações, pois acidentes podem diminuir ainda mais a qualidade de vida da pessoa. Pessoas que sofreram grandes traumas podem ser impedidas de desenvolver atividades do dia a dia e perdem a autonomia ao depender de outros. A situação é difícil tanto para o idoso quanto para sua família ou para o cuidador. O casal de idosos Francisco e Antônia ainda conseguem se locomover bem, no entanto eles sabem que a juventude já passou e por isso cuidam para diminuir os riscos. Seu Francisco que tem problemas no joelho evita atividades perigosas. “Mantemos o banheiro sempre enxuto, porque já escorreguei e quase cai. Que bom que consegui me equilibrar. Com o passar dos anos a gente perde a agilidade e temos que tomar muito cuidado. Sempre que saio da cama tomo o devido cuidado para me certificar de que levantei a coberta por completo. Já vi muita coisa ruim acontecer por causa de uma queda que poderia ser evitada”, relembrou. Dona Antônia confirma os cuidados e diz que a família toda contribui para a segurança deles. “Meus filhos ficam de olho e sempre chamam a atenção quando estamos nos expondo a riscos desnecessários. Nessa fase da vida é importante cuidar ate mesmo dos sapatos que usamos para evitar quedas”, completou.

A vida dos idosos é muito preciosa, por isso, em qualquer estação do ano, eles precisam estar saudáveis e protegidos. Boa alimentação, atividades físicas regulares e compatíveis com a idade, rotina médica, convívio família saudável, amor e atenção são ingredientes que contribuem para que a fase da velhice seja a mais saudável possível. A longevidade permitirá que eles possam desfrutar de filhos e netos e lhes proporcionará a dignidade que merecem.

Confira as precauções que devem ser tomados para proteger os idosos

• Evite tapetes soltos.
• As escadas e os corredores devem ter corrimão dos dois lados.
• Use sapatos fechados com solados de borracha.
• Coloque tapete antiderrapante no banheiro.
• Evite andar em áreas com piso úmido.
• Evite encerar a casa.
• Evite móveis e objetos espalhados pela casa.
• Deixe uma luz acesa à noite, caso você se levante.
• Espere que o ônibus pare completamente para você subir ou descer.
• Coloque o telefone em local acessível.
• Utilize sempre a faixa de pedestres.
• Se necessário, use bengalas, muletas ou instrumentos de apoio. O importante é a sua segurança.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1633 de 02 de Julho de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui