Ganhar mais ou gastar menos?

Muita gente pode achar que o único jeito de economizar é ganhar mais, mas não, o único jeito de economizar é gastar menos. Se a pessoa tem a cultura de gastar mais do que ganha, não vai adiantar ela ganhar mais porque vai continuar gastando mais do que recebe.

Sabemos que em toda crise nascem novas oportunidades, então quem sabe agora é a hora de mudar a cultura e se organizar financeiramente.

Vamos dar algumas dicas de como se organizar financeiramente para sair do vermelho e ainda ter uma renda extra:

•Planejamento financeiro: primeiro passo é começar anotando todas as despesas quando ocorrer, aonde gastou, transformando isso numa rotina, seja ela na nota do celular, papel na carteira, enfim, como achar melhor, que a partir disso poderá ser feito uma programação, um orçamento contando com o que você ganha e fazer as despesas se encaixarem dentro disso, se o gasto for maior, vai ter que rever suas contas;

Gastos essenciais e supérfluos: através das anotações você consegue separar os gastos, cortando o que for supérfluo principalmente se seu orçamento já está no vermelho.

Informar os filhos: deixar os filhos informados sobre a situação financeira da família para que eles desde cedo também aprendam a viver bem financeiramente e até mesmo para não ajudar a família a se afundar por falta de informação.

•Cartão de crédito: grande vilão da maioria das pessoas. Este para quem não sabe usar, melhor saída é quebrar ele ou deixar de lado até aprender;

Pagar à vista: pagando à vista você pode sempre pedir desconto, porque todo empresário já deixa uma margem para isso, e você também está com orçamento livre para fazer um investimento, programar uma viagem etc.

Criar metas: estipule uma porcentagem por mês para deixar de economia;

•Investir: não interessa quanto seja, mas o pouco dinheiro que for separado por mês aplique, dinheiro parado não faz mais dinheiro.

Se quiser ter uma vida financeira saudável, as vezes temos que fazer alguns sacrifícios hoje para usufruir amanhã.

Por: Thiago W. Fagundes, Contabilista, RP: SC-041884/O-0
FG Contabilidade Consultiva – (49) 3541-2462

*Coluna ‘Contabilidade Consultiva’, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1635 de 16 de Julho de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui