Moda, como chegamos até aqui?

Hello girl, você sabia que a moda também é história? Sim, isso mesmo.

Na última semana tivemos uma live falando sobre os conceitos de moda e vimos que ela é uma expressão de comportamento. Porém, você sabia que um estilista ao criar a sua coleção, precisa considerar aspectos históricos, geográficos, econômicos e sociais? Isso tudo pelo fato de que, apesar de ignorarmos isso em nosso cotidiano, são eles que acabam refletindo no modo como as pessoas se vestem? Vamos aos fatos.

Lá na Grécia antiga, as túnicas iniciam um processo de camada social, que é representado por simples drapeados e diferenciação de uso de tecidos. Costume que se difundiu e levou ao conceito errôneo que ainda temos hoje de que a “moda é para quem têm dinheiro”. Com esta intenção, com o passar dos tempos, as roupas tornaram-se cada vez mais adornadas, cheias de brilho, bordados e acessórios, detalhe que pode ser percebido em diversas camadas sociais. As roupas das realezas eram cheias de pedras preciosas e pele, claramente demonstrando o poder.

A moda nem sempre foi funcional e servia para comprimir, esconder e limitar as mulheres. Por muito tempo, foi seu papel nos diferenciar uns dos outros. Até que, estilistas modernos iniciaram a caminhada que nos trás até os dias de hoje. Como por exemplo, quando Coco Chanel desfilou a primeira coleção de calças feitas para mulheres, concedendo às suas seguidoras a liberação dos kilos de tecidos que se carregavam nos vestidos, e a clara mensagem de que podíamos ser quem desejássemos. De lá pra cá, o conceito cresceu cada dia mais , nos levando para uma moda cada vez mais consciente, livre e que demonstre a realidade social. Mas é claro, que para que isso se fortaleça, buscamos semana após semana devolver à você o poder de ser quem você desejar, e fazer da moda seu instrumento para expressar esta sua mensagem ao mundo. Que sejamos cada vez mais livres e conscientes de quem somos nessa engrenagem!

Por: Ana Kantovick

Contatos em redes sociais:
Instagram: @anakantovick
Facebook: Ana Kantovick
Site: anakantovick.wordpress.com – (49) 998238633

*Coluna de Moda, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1633 de 02 de Julho de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui