Santa Catarina tem três regiões em nível gravíssimo de risco para coronavírus; veja quais são

 O novo mapa de gestão da saúde em Santa Catarina aponta para o agravamento da pandemia no Estado. São três regiões em nível gravíssimo de risco para coronavírus – além da Foz do Itajaí-Açu, que entra na terceira semana de alerta máximo, também estão na mesma classificação as regiões de Xanxerê e de Laguna.

O levantamento condiz com a aceleração no número de casos confirmados e de óbitos em SC. O Estado chegou a 35,3 mil contaminados, e 420 mortes.

Infográfico: NSC

Com exceção da Serra e do Oeste, que aparecem com nível alto de risco, todas as demais regiões do Estado estão em classificação laranja, de nível grave. A classificação leva em conta fatores como o índice de isolamento social, nível de investigação e testagem da população, reorganização de fluxos de assistência e ampliação do número de leitos.

Pela primeira vez desde o início do levantamento, que começou a ser feito a partir da regionalização das medidas de enfrentamento da pandemia, no início de junho, há alerta para a ocupação de leitos de UTI no Estado. Estão em vermelho, que indica nível gravíssimo, o Alto Vale do Itajaí, a Foz do Itajaí-Açu, a Grande Florianópolis e as regiões de Laguna e Xanxerê.

Outro ponto que chama atenção é o índice de isolamento social. Exceto o Oeste – em nível moderado – e a Serra – em nível grave – todo o restante do Estado está em vermelho, que indica nível gravíssimo de risco. O que significa que o índice de isolamento social está abaixo do mínimo.

As prefeituras de cada município recebem do Estado a atualização semanal do nível de risco, que vem com uma série de recomendações. Aos gestores públicos, o nível gravíssimo de risco sugere a instalação de barreiras sanitárias e a suspensão de atividades que promovam maior risco de contágio, por um período de 14 dias. 

Na Foz do Itajaí –Açu, apenas Balneário Camboriú adotou a instalação de barreira. Nenhum município da região suspendeu atividades.

*Info: Por Dagmara Spautz/NSC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui