Tendinite e suas repercussões no inverno

Você já percebeu que quando temos algum problema de saúde os sintomas parecem ficar mais intensos em determinada época do ano? Isso acontece porque algumas condições são mais favoráveis (ou não) para o funcionamento do organismo, desencadeando assim, certas reações.

No caso da tendinite, seus sintomas se intensificam durante os dias ou meses frios, causando limitações para quem tem esse problema.

A tendinite é um processo inflamatório que acomete os tendões, decorrem na maioria das vezes por esforço excessivo dessa estrutura ou então por sobrecarga de uma articulação devido à movimentos repetitivos. Além desses, a falta de alongamento muscular antes de exercícios, a postura inadequada e idade avançada são fatores que contribuem para o surgimento dessa lesão.

Esse problema manifesta-se com dor local, fadiga e sensação de peso, que pioram com o movimento, provocando até mesmo a redução da força.

Quando a temperatura fica baixa, essas manifestações são agravadas. Nosso sistema vascular desencadeia um processo chamado de vasoconstrição. Isso significa que os vasos do nosso corpo ficam mais estreitos, reduzindo a quantidade de sangue que chega até os tendões.

Lembrando que o fluxo sanguíneo é responsável por levar nutrientes, oxigênio e calor para todas as partes do corpo, sendo assim, se ele não chega em quantidades adequadas às áreas afetadas pela tendinite, essas estruturas ficam mais rígidas, o que dificulta ainda mais o movimento, facilitando o processo degenerativo, acarretando no aumento da dor.

Para evitar que os sintomas da tendinite se agravem quando as temperaturas estão mais baixas é preciso adotar alguns hábitos que estimulem a circulação sanguínea.

Evite a perda de calor do seu corpo mantendo-se bem agasalhado. Beba bastante água, pois é fundamental manter o organismo hidratado para estimular o fluxo sanguíneo. Pratique exercícios físicos, estes estimulam o sistema cardiovascular, aquecem a musculatura e reduzem as dores. É muito importante evitar o sedentarismo para minimizar os sintomas da tendinite.

Não se esqueça de que é fundamental tratar essa inflamação de acordo com a orientação de um ortopedista, afinal, se essa condição não for tratada ela poderá evoluir para complicações maiores e causar ainda mais limitação de movimentos.

Por: Gustavo Falcão Cristofoli
Ortopedista e Traumatologista
CRM 17.768 | RQE 14.883

Ortoclin
Fone: (49) 99154.0688
Edifício Santa Clara
R. Cel. Farrapo, 408,
3º andar sala 302 – Centro

*Coluna ‘Corpo & Movimento’, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1636 de 23 de julho de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui