Campos Novos recebe três cursos voltados ao fortalecimento de produtores rurais

Campos Novos recebe três cursos voltados ao fortalecimento de produtores rurais.

O agronegócio tem sido o grande protagonista da economia no Brasil neste período de pandemia, e para fomentar ainda mais este segmento as entidades estão comprometidas em qualificar os produtores que mantem o agro girando. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Campos Novos está ofertando três cursos rápidos para o município com o objetivo de incentivar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. A iniciativa acontecerá em todo o Estado, serão 197 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde para prevenção e combate ao novo Coronavírus como o uso de máscara e distanciamento social. Os cursos disponíveis para Campos Novos são: operador e manutenção de tratores e implementos agrícolas, soldador de arco elétrico com eletrodo revestido, e de inclusão digital rural com iniciação à informática. Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município pelo telefone 49 3541-0018. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos, Luiz Sergio Gris, reconhece as demandas e necessidades dos produtores e reforça a importância de disponibilizar este treinamento como meio de ajuda-los a melhorar suas habilidades. “Há dois meses estamos promovendo esses cursos e este mês temos três cursos, mas este é um trabalho de longos anos em Campos Novos com o Senar. Temos parcerias com prefeituras, com cooperativas e as comunidades do interior. Temos uma procura grande pelos cursos e estamos muito satisfeitos com isso. Todo ano fazemos uma avaliação com a comunidade de produtores e verificamos as principais demandas para trazer os cursos. Nós buscamos o que é mais atualizado e útil ao produtor. Ano passado tivemos uma demanda muito grande, este ano devido a pandemia tivemos um número reduzido de cursos e de pessoas, mas os cursos são o carro chefe do sindicato”, declarou Gris.

A inclusão digital é um dos cursos disponíveis e surge em época oportuna visto que a pandemia acelerou o processo de informatização do campo. Produtores estão aprendendo e se adequando as novas realidades que se apresentam e chegam para facilitar a vida do homem do campo. No entanto para se beneficiar dos recursos tecnológicos é preciso ter o treinamento adequado e os cursos visam auxiliar os produtores neste sentido. “Sabíamos que isso era uma realidade e que uma hora ou outra iriamos ver acontecer. Nossos produtores são altamente qualificados, eles têm maquinas comandadas por computador. Nos preocupamos muito com a inclusão digital. Temos assistência técnica gerencial realizada por meio de atendimentos remotos por atendimento virtual, utilizamos aplicativos e redes sociais para chegar até o produtor. Este curso é para aqueles que tem interesse na introdução ao mundo digital”, afirmou o presidente, comentando que este é um universo voltado também para produtores mais velhos. “Temos os nossos cursos pessoas com a idade mais avançada que procuram a inclusão digital para estarem mais atualizados”, completou.

Dando ênfase a evolução ocorrida nos últimos anos e provocada pelas tecnologias atuais, Gris ressalta o desenvolvimento do agronegócio no estado e região. “A evolução do agronegócio digital e tecnológica só perde para a área médica. Saímos de patamares de pequenas produções para patamares superiores. Campos Novos registra uma das maiores médias do estado e do país em produção agrícola, tudo isso se dá devido aos avanços promovidos pela tecnologia e não podemos fugir dessa realidade e o sindicato busca esta inserção ao produtor”, afirma.

Feira da Primavera

Começou neste sábado (1) as inscrições para a Feira da Primavera que acontecerá no dia 29 de agosto em modalidade 100% Digital. O formato da feira seguirá o mesmo formato da Feira do Terneiro e da Terneira que aconteceu no mês maio. As medidas foram adotadas como forma de prevenção ao novo Coronavírus. O presidente Gris comenta que é possível que até o final do mês o evento seja realizado com a possibilidade de 30% dos participantes, se houver mudança no decreto estadual. Sendo a segunda experiência do sindicato neste formato de leilão virtual Gris comenta que tem boa expectativa para a realização da feira. “Sabíamos que esta modalidade já existia no Brasil, mas não era tão presente na região. No começo houve a preocupação se haveria aceitação do produtor de comercializar seu animal de forma virtual, mas ficamos satisfeitos com este primeiro leilão, tivemos resultados significativos, um número grande de visualização. Estamos esperançosos porque o mercado da carne tem se mostrado muito positivo, os preços estão firmes. O consumo e exportação da carne bovina está numa crescente no estado e no país, o valor de comercialização está significativo, então estamos com grande expectativa”.
A Feira da Primavera de 2020 permanece sendo realizada no mesmo período do ano passado e os resultados tem sido positivos, principalmente neste momento que o agronegócio tem mostrado sua força. “Se olhar os índices econômicos do Brasil o agronegócio porque é quem está sustentado o país, foi a única classe que teve saldo positivo de empregos. Temos que comemorar isto é fruto do trabalho dos produtores. Somos a mola propulsora do país, o único segmento que emprega e gera rena neste momento tão difícil”, finaliza.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1638 de 06 de Agosto de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui