Dentes do Siso: O que fazer quando eles estão nascendo?

Dr. Andre César Oliveira, da Clínica VipDent, explica a história por trás do Siso.

Geralmente nos primeiros anos de vida os bebês sentem um desconforto enorme quando os primeiros dentes começam a nascer. Mas a formação dos dentes não se dá apenas na fase da infância, os famosos dentes do siso, também conhecidos como ‘dentes do juízo’, que surgem entre os 16 a 20 anos, costumam causar grande incômodo. O odontólogo André César Oliveira, que atua na Clínica VipDent, conta mais sobre a formação destes dentes. “A quantidade de dentes de um adulto pode variar, sendo que a maioria tem 32 dentes, dentre eles são oito incisivos, quatro caninos, oito pré-molares e doze molares, já incluindo os quatro dentes do siso. Dentes siso são pertencentes ao grupo de dentes molares. Normalmente são os últimos dentes ao se formarem em nossas bocas. Geralmente são 4 dentes sisos, sendo 2 superiores e 2 inferiores”, explica.

André César Oliveira

Alguns acreditam que o dente do siso não tem utilidade nenhuma, porém, de acordo com o odontólogo a função deste dente é triturar os alimentos, função que já é exercida por outros dentes. Cada paciente deve conversar com seu dentista para avaliar o que o dente do siso tem causado. Ele está bem posicionado? Está causando muito incômodo? Tem causado compressão na arcada dentária? Alguns pacientes apresentam sintomas severos como dor de cabeça e febre alta devido à inflamação causada pela nascimento do dente. Todo este cenário dever ser avaliado por um profissional que vai definir o melhor passo a ser tomado.

Visto que ainda surgem dúvidas sobre o nascimento deste dente qual a recomendação a seguir: O que fazer quando o dente siso surgir? Devo removê-lo? “Quando o dente siso comprometer a arcada dentária, causar dor e desconforto ao paciente, sangramento da gengiva é recomendado a sua extração. Quando o procedimento é indicado pelo dentista a remoção do siso, pode ser antes ou depois de nascer”, explica o profissional. Por mais que o dente siso traga alguns prejuízos para alguns, para outros eles não será um grande problema. Dr. André diz que nem sempre ele vai causar dor, isso varia de paciente para paciente. Além disso, nem todas as pessoas irão desenvolver o tão temido dente, isso porque ele só se desenvolve naqueles que nascem com o germe que irá dar origem a esse dente.

Sentiu dor ou desconforto na gengiva? Procure o quanto antes um profissional para orientar e prescrever o melhor caminho a ser tomado. A saúde bucal contribui muito para a qualidade de vida. Visita regular ao dentista é o recomendado para manter a saúde dos dentes e evitar problemas maiores.

Por que ‘Dente do Juízo’?

O termo ‘Dente do Juízo’ se tornou tão popular que muitos até desconhecem que ele é na realidade chamado de dente siso. O ‘apelido’ se deu porque o dente costuma nascer entre os 16 a 20 anos, idade que muitos começam a deixar a adolescência e iniciam a fase adulta, sendo conhecida popularmente como a fase que os jovens começam a ‘criar juízo’.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1639 de 13 de Agosto de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui