Hipersensibilidade alimentar em cães

O Porque da coceira é um pergunta bem frequente no consultório veterinário. As causas mais frequentes para a coceira sem fim são a dermatite atópica, uma alergia predominantes de fundo ambiental (ácaros, pólen, grama, bactérias e leveduras da própria pele etc) e a DAPE (dermatite alérgica a picada de ectoparasitos – pulgas e carrapatos).

A terceira causa mais prevalente do coça-coça infernal é a hipersensibilidade alimentar. Ela é diferente e muito mais comum que a alergia alimentar verdadeira. Na hipersensibilidade um ou mais alimentos provocam reações tardias, que aparecem até vários dias depois da ingestão, confundindo nossa percepção de que alimento a provocou.

O cão comumente apresenta coceira localizada, entre os dedos das patas, na virilha/região ventral, nos ouvidos, na região axilar, ao redor dos olhos e/ou da boca; mas há casos em que a coceira é generalizada. Bactérias e leveduras podem proliferar nos locais irritados pela coceira constante e piorar o prurido e o desconforto.

Já a alergia alimentar verdadeira é um processo geralmente agudo , o cão come o alimento e em instantes já apresenta inchaço na cara e fica com o corpo todo “empelotado”
Mas, afinal, como saber se a alergia do meu cão/gato tem a ver com o que ele come? Embora existam exames de sangue que prometem esclarecer a que alimentos os cães são sensíveis, estudos mostram que eles são menos confiáveis que realizar a boa e velha “dieta de eliminação”.

Sob orientação de um profissional (veterinário especialista em nutrição clínica) é instituída uma dieta caseira restritiva e hipoalergênica geralmente composta por uma única carne que o pet jamais tenha ingerido em sua vida (seja pela ração, seja em casa, seja por petiscos), tubérculos neutros (batata, mandioca) e, opcionalmente, um ou dois vegetais neutros. Somente isso – e mais nada – por 8-12 semanas.

Os alimentos considerados mais comumente como alergênicos para cães e gatos que têm esse tipo de alergia são carne de frango, carne bovina, trigo, milho e soja (e seus derivados), arroz , cenoura e lácteos (queijo, leite, iogurte etc). Para uma minoria dos pets sensíveis também podem ser alergênicos a carne suína e de peixe.

Depois de cumprida à risca a dieta por 2-3 meses, o vet e o tutor avaliam a resposta do pet. Melhorou muito do quadro? Fica entendido que a alergia tem causa alimentar. A melhora foi moderada? O quadro pode ter causa mista (alimentar e atopia, por exemplo) ou pode ser que a carne escolhida seja alergênica para o animal, o que poderia justificar uma nova dieta de eliminação com uma carne mais exótica. Não houve melhora? É provável que o quadro não sofra influência da dieta.

Por: Por: Vanessa Barcarolo, Médica Veterinária , CRMV/SC 5411
Veterinária da Clínica Bicho Mania

*Coluna ‘Cuidados com Pets’, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1638 de 06 de Agosto de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui