Número de regiões em risco gravíssimo cai para cinco em SC

Da última semana para cá, cinco regiões passaram de gravíssima para grave: Foz do Rio Itajaí, Xanxerê, Oeste, Serra Catarinense, e Alto Vale do Rio do Peixe

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) atualizou o painel de risco das regiões de Santa Catarina para a Covid-19 nesta quarta-feira (26). O número de regiões em risco gravíssimo caiu para cinco: Nordeste, Alto Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Extremo-Sul, e Carbonífera.

Da última semana para cá, cinco regiões passaram de gravíssima para grave: Foz do Rio Itajaí, Xanxerê, Oeste, Serra Catarinense, e Alto Vale do Rio do Peixe. A região Extremo-Sul fez o movimento contrário: saiu de grave para gravíssima.

As regiões do Alto Uruguai Catarinense, Planalto Norte, Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Extremo-Oeste e Laguna permaneceram com avaliação grave.

A situação melhorou da semana passada, quando nove regiões foram consideradas com risco gravíssimo.

Para realizar a avaliação, o governo do Estado leva em consideração os índices de casos ativos e recuperados, incidência, letalidade e velocidade de avanço do vírus.

Conforme cada classificação, os gestores são orientados a seguir uma série de ações, que variam desde o reforço nas medidas de isolamento social, aumento na testagem e isolamento de casos, reorganização dos fluxos assistenciais, e ampliação de leitos.

AMPLASC e AMMOC

Na região da Regional se Saúde do Meio Oeste que abrange os 21 municípios tanto da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc) quanto na Associação dos Municípios do Meio Oeste de Santa Catarina (AMMOC), segue no status de nível gravíssimo, com nota de 3,25, a nota 4 é o último grau da tabela.

Nessa classificação a região recebeu nota 4 nos quesitos Isolamento Social, Oferta de Leitos de UTI, Testagem, Avaliação e Isolamento de Casos, a região também recebeu nota 1 na Reorganização dos Fluxos Assistenciais que são atendimentos clínicos.

Alguns indicadores melhoraram na região, um deles foi a testagem da população, que estava no dia 31 de julho com 5% e no dado mais recente do COES dia 25 de agosto chegou a 11,7%, a testagem mínima deve chegar 60%.

A situação de testagem nos municípios da Amplasc está em: Campos Novos: 12,4%, Abdon Batista: 29,2%, Celso Ramos: 27,4%, Vargem: 28%, Zortéa: 14,1% e Brunópolis: 6,8%. (Dados de 25/08);

De acordo com o Governo do estado os municípios que estão em nível gravíssimo devem assumir uma série de restrições, em cidades com nível ou nota 4 é necessário suspender o atendimento presencial nas repartições públicas.

Para os prefeitos um dos principais motivos da região estar no nível gravíssimo é a ocupação de leitos de UTI até porque o hospital de referência da região é o Santa Terezinha de Joaçaba que tem 10 leitos de UTI-COVID e 9 estão ocupados. Para os prefeitos a resolução deste problema é uma providência que deve ser responsabilidade do estado, sendo a prioridade o aumento de UTI-COVID na região, para eles em Videira e Lages foram abertos leitos mas em Joaçaba não.

*INFO: Rede Catarinense de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui