Prefeitura de Campos Novos anuncia medidas restritivas no combate ao Coronavírus

Medidas limitam público em academias e salões de beleza e fixam ocupação máxima de 50% em supermercados .

O prefeito Alexandre Zancanaro anunciou na tarde de hoje (10), que o município de Campos Novos vai acolher parte das recomendações do COES/MO, divulgadas nesta segunda em nota à imprensa e que recomenda o fechamento de bares e academias por 14 dias, além da diminuição para às 18h, do horário de funcionamento de restaurantes. O COES Também recomendou o aumento da testagem da população, adequação de horários nas prefeituras, assim como, a ampliação do número de profissionais nas vigilâncias epidemiológica e sanitária, em função da exaustão dos profissionais.

Em Campos Novos, o que muda

Academias – Segundo o prefeito Zancanaro, decreto municipal com validade de 14 dias vai determinar que academias, aulas de dança, pilates e modalidades esportivas, atendam com até 30 por cento de ocupação, com agendamento de horários. Para os alunos com atendimento individual de treinador, não será necessário agendamento.

Estética – Os salões de beleza, barbearias e clínicas de estética deverão limitar o atendimento a um cliente por vez, com agendamento, em intervalo suficiente para higienização do local e equipamentos.

Comércio – Nos supermercados o limite de ocupação será reduzido de 70% para 50% do espaço físico, e nos estabelecimentos com capacidade para abrigar mais de 30 pessoas ao mesmo tempo, será obrigatória a medição da temperatura na entrada, .

Grupos de proteção – Alexandre Zancanaro informou ainda que nos supermercados haverá uma recomendação para atendimento preferencial de idosos e outros grupos de proteção, em horários das 8h às 10h, de segunda a quinta, quando o fluxo é menor.

Serviço público- Segundo o prefeito, o município retomou dois turnos de funcionamento na prefeitura, a partir desta segunda, das 7h às 13h (interno) e das 13h às 19h (externo). Na Secretaria de Obras, serão mantidos os dois turnos com os funcionários, afirmou, justificando que a aglomeração só ocorre na hora do ponto, de manhã.

As regras não mudam para:

– Bares que poderão funcionar até às 18h, de segunda a sexta.

– Restaurantes, pizzarias, lanchonetes e similares, permanecem com o mesmo limite de horário do decreto anterior, até às 22h, após isso funcionamento em sistema de tele entrega.

– Conveniências – fica mantida a proibição de consumo no local.

– Missas e Cultos – permite presença de fieis apenas aos sábados e aos domingos, até o limite de 30 por cento.

Testagem – De acordo com o prefeito Alexandre Zancanaro, o município deverá melhorar a taxa de testagem que estava em 3,9% de acordo com dados oficiais repassados pela prefeitura na sexta, e também constam na tabela oficial do COES/MO, data de 4 de agosto.

Zancanaro disse que foram adotadas duas providências:

O município requisitou aos laboratórios particulares que informem o número de testes negativos, para entrarem na estatística.

E providenciou que os dados fossem atualizados no sistema.  Os últimos dados informados à imprensa na sexta eram de 1.401 testes.

Segundo Zancanaro o município deverá passar a informar cerca de 3 mil testes, após os ajustes,  O novo decreto que valerá por 14 dias deve ser publicado na terça (11) e também determina medição de temperatura na entrada de estabelecimentos com mais de 30 pessoas.

Info: Rádio Cultura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui