SC volta a ter 12 regiões em situação gravíssima por causa da Covid-19

Segundo a Fecam, cinco regiões foram reclassificadas do risco grave para gravíssimo, uma semana após terem ficado em situação grave e três dias depois do retorno do transporte coletivo.

Santa Catarina voltou a ter 12 regiões em situação gravíssima por causa do coronavírus, o que representa 75% das regiões de saúde, segundo a matriz de risco epidemiológico do Governo do Estado divulgada nesta quarta-feira (12) pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam).

Em todo estado, são 109,5 mil pessoas diagnosticadas com Covid-19, incluindo 1,6 mil que morreram pela doença, segundo o último boletim do governo.

De acordo com a classificação desta quarta, cinco novas regiões foram reclassificadas de grave para gravíssimo: Alto Uruguai Catarinense, Grande Florianópolis, Laguna, Serra Catarinense e Xanxerê. Ainda seguem em alerta máximo as regiões do Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Meio Oeste e Nordeste.

Pela atualização, são quatro regiões no nível grave, o que representa 25% das regiões de saúde . Nesta classificação seguem as regiões do Extremo Oeste, Oeste e Planalto Norte e a região do Médio Vale do Itajaí foi reclassificada do risco gravíssimo para o grave.

Até as 14h30, a Secretaria de Saúde do Estado (SES) não confirmou as mudanças de classificação ao G1. A SES semanalmente informa a Fecam sobre as mudanças no Mapa de Risco antes de atualizar no sistema do Governo, o que geralmente ocorre nas quartas-feiras à noite.

Atualização do mapa de risco

Há pouco mais de uma semana, em 4 de agosto, o Estado tinha 12 regiões em situação gravíssima. Santa Catarina subiu de oito para 12 regiões em situação gravíssima em 29 de julho, tendo também três regiões em nível grave e uma em alto risco.

Mas com a atualização do mapa de risco pelo governo estadual na quarta-feira passada, dia 5 de agosto, o número reduziu para oito em situação gravíssima. Todas as regiões estavam classificadas em categorias de situação gravíssima ou grave, sendo oito delas em situação gravíssima e oito, grave.

Com a atualização semanal, mais uma vez o estado tem 12 regiões em situação gravíssima, segundo informações divulgadas pela Fecam.

Decretos

Há quase um mês o Governo de Santa Catarina tem publicado semanalmente, às sexta-feiras, decretos com restrições para as regiões de acordo com a classificação do mapa de risco. O primeiro foi publicado em 17 de julho, quando o estado tinha sete regiões em nível gravíssimo.

O último deles, publicado na sexta-feira (7), prorrogou medidas contra o coronavírus nas oito regiões que até então estavam em situação gravíssima e autorizou a retomada do transporte coletivo nas cinco regiões que tinham ido de situação gravíssima para grave, incluindo a Grande Florianópolis. As medidas deste decreto valem até o próximo fim de semana.

Nesta região, as prefeituras de quatro cidades publicaram decreto conjunto proibindo permanência e aglomerações em locais públicos, inclusive nas praias. O ônibus voltou a circular nas cidades destas regiões na segunda-feira (10) após três semanas suspenso. antes já havia ficado parado entre março e junho por causa da pandemia.

Isolamento também em nível gravíssimo

Ainda de acordo com o boletim divulgado pela Fecam nesta quarta-feira (12), praticamente todas as regiões de saúde estão no nível gravíssimo com relação ao isolamento.

“Houve uma leve redução de 3,58% na quantidade de casos ativos de uma semana para outro, passando de 10.955 para 10.563, entretanto, essa mudança não reflete na diminuição da gravidade das regiões”, informou.

São vários os indicadores analisados semanalmente para classificar o risco de contágio da doença nas regiões de saúde, como velocidade de transmissão, taxa de isolamento social e a situação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

*INFO: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui