43ª Romaria em honra a Nossa Senhora Aparecida aproximou a população através da Fé Online

Evento virtual proporcionou aos espectadores acompanhar ao vivo o trajeto do novenário e as missas de casa.

O mundo vive um novo momento, em 2020 muitos eventos foram cancelados e adiados, mas a população já esperava que a tradicional Romaria em Honra a Nossa Senhora Aparecida fosse realizada, mesmo com muita incerteza. A resposta da realização veio no início de setembro quando a Paróquia São João Batista de Campos Novos confirmou que não só haveria a romaria, mas o novenário e a programação, em formato virtual, uma forma totalmente inédita. Após onze dias de novenário os romeiros foram convidados a acompanhar de casa as transmissões, que levavam dia a dia, de rua a rua e de capela a capela o trajeto com som, música e imagem.

A transmissão aconteceu através do Facebook da Rádio Cultura, na última segunda (12), e todos puderam acompanhar a imagem da santa sendo conduzida até o Santuário Estadual.
De acordo com o pároco, padre Dirceu De Rocco, o ‘evento’ foi um sucesso. “Nós estamos muito felizes, estamos com sentimento de dever cumprido. Gostaria de agradecer a todos que ajudaram na condução deste formato, a intenção da paróquia, que era respeitar as normas de Saúde, por causa da Pandemia de Covid 19, foi alcançada. Não causamos aglomeração de pessoas, controlamos o acesso as capelas e ao santuário e tomamos todos os cuidados para que todos se sentissem seguros. A transmissão online pelas novas tecnologias nos oportunizou a aprender mais e levar até muitos o acesso de um sentido espiritual da Romaria de Nossa Senhora será ainda o que tornou o evento ainda mais forte”.

No Santuário, noite e madrugada de sábado e domingo, mais de 1.400 pessoas foram acolhidas pela organização, romeiros que pelas promessas estiveram em visita a Campos Novos, vindos de muitas cidades. Durante o dia não foi feita estimativa, mas ocorreu visitação a imagem e participação nas missas de forma contínua. O som e imagem das transmissões alcançaram mais de 62 mil pessoas e foram mais de 24 mil visualizações da transmissão na FanPage da Rádio Cultura, com 608 compartilhamentos e mais de mil comentários e no novenário o alcance foi de mais de 100 mil pessoas nas transmissões online.

A organização da Romaria está satisfeita com todo o protocolo e ações durante o evento.

Destaques da Programação

Com o tema “Em Todos os Momentos, mesmo difíceis, Maria Caminha Conosco”, a romaria teve programação com saída da imagem da Matriz às 9h, com missa no caminho e com conclusão em frente ao Santuário no bairro Aparecida, no entanto, o trajeto foi diferenciado.

A imagem fez uma parada em frente ao Hospital Dr. José Athanázio e após uma segunda parada será em frente ao Cemitério Dom Daniel Hostin para oração às vítimas da pandemia, a terceira parada foi no Cemitério São João Batista.

Não foi permitida a presença de carreatas e de romeiros, a missa aconteceu em frente ao Santuário, onde um palco foi montado em cima de um caminhão. Durante todo o dia, houve controle de público para entrada no interior do Santuário.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1648 de 15 de outubro de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui