Campos Novos teve projeto selecionado no Prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura 2020

Premiação é um reconhecimento dos esforços empreendidos para inserir o Passo do Pontão na rota do Turismo.

O projeto Inventário Preliminar do Passo do Pontão proposto pela socióloga Terezinha Benvinda Fornari Carneiro, foi selecionado no Edital de Patrimônio e Paisagem Cultural e irá receber o prêmio de patrimônio imaterial no eixo pesquisa/formação, no Edital Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina.

Com os recursos recebidos será possível realizar a pesquisa de campo que tem como objetivo elaborar inventário preliminar de patrimônio cultural do Passo do Pontão, unindo os municípios de Campos Novos/SC e Barracão/RS, compreendendo ainda os municípios de Zortéa/SC, dando conta da quantificação, identificação e localização de elementos imateriais, materiais e reminiscências memoriais gerando um e-book para distribuição gratuita como ação de contrapartida social, em escolas de toda a região. Para isso, o projeto conta com uma equipe técnica que será contratada além de voluntários que se interessam pela valorização desse patrimônio cultural ainda pouco conhecido.

Segundo Terezinha “é o reconhecimento de uma caminhada que nos últimos anos mobilizou forças, inseriu o Passo do Pontão no plano regional de turismo da Amplasc e agora irá contar com o primeiro estudo historiográfico do lugar”.

O que foi o Passo do Pontão

Foi uma rota do Caminho Nacional das Tropas na divisa de águas no Rio Uruguai entre Campos Novos e o atual município de Barracão, no Rio Grande do Sul, para travessia de muares a bovinos nascidos nos campos da bacia do rio da Prata e vendidos na feira de Sorocaba/SP. Teve intenso fluxo de passagem de animais no século XIX e foi um indutor do desenvolvimento de Campos Novos e região. Atualmente o caminho possui vestígios materiais e imateriais da passagem dos animais, especialmente nas propriedades às margens do Rio Uruguai, próximas a ponte da integração na BR 470, que liga os estados de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul.

Próximos passos

O Edital Elisabete Anderle está recebendo a documentação complementar dos contemplados para a elaboração dos contratos e o repasse de recursos, que tem previsão de repasse ainda em 2020. O projeto Inventário Preliminar do Passo do Pontão será executado em 6 meses após o recebimento dos recursos.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1647 de 08 de Outubro de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui