Ronco e Apnéia do sono? O dentista pode te ajudar a resolver

Distúrbios do sono podem prejudicar a qualidade vida das pessoas. É bom ficar atento aos sinais e procurar ajuda.

Dormir é uma necessidade e ao mesmo tempo um prazer para a maioria das pessoas, porém alguns distúrbios podem tornar a ação não tão prazerosa assim. O ronco e a apnéia do sono são alguns dos problemas que podem causar incômodo e prejudicar a qualidade de vida do indivíduo. O dentista capacitado para o tratamento de distúrbios do sono poderá ajudar a tratar o problema. Mas que sinais devo observar? Apresenta sonolência durante o dia, cansaço mesmo após “dormir” a noite, irritabilidade, ganho de peso, insônia ou dor de cabeça ao acordar? Se sim, então é hora de buscar ajuda para diagnosticar o problema
O odontólogo André César de Oliveira, que atua na Clínica Vip Dent, relatou à redação do jornal ‘O Celeiro’, sobre o que pode provocar o ronco e a apneia, e a repercussão que esses distúrbios podem causar. “Há vários fatores que podem provocar ronco e a apneia como a obesidade, as altercações anatômicas, que são o aumento da amídala e adenóide, mandíbula inferior diminuída e desvio de septo, a congestão nasal, a idade, pois aumenta em indivíduos com mais de 65 anos, o uso de álcool, o fumo, o uso de calmantes, relaxantes musculares, calmantes ou opióides, e a genética, algumas pessoas podem ter pré disposição familiar a apneia”, listou.

Dr. Andre César de Oliveira

Sobre o ronco ele afirma não apresentar nenhum risco para a cavidade bucal, mas relata algumas conseqüências. “Devido a esse mau funcionamento do corpo durante o sono pode desencadear alguns problemas na cavidade oral, como, ressecar a mucosa deixando a boca mais vulnerável ao aparecimento de lesões. A baixa quantidade de saliva durante o sono aumenta o risco de cáries. Aumenta o risco de gengivites e periodontites. Esses problemas podem resultar em outras doenças. Isso significa que, se você deixar a situação piorar, sua saúde de modo geral estará ameaçada”, alertou Dr. André. Quanto à apneia, pode ser que ela esteja relacionada a mais problemas de saúde, como ao aumento do risco de hipertensão, insuficiência e arritmias cardíacas, derrames e diabetes. Além disso, pode comprometer a qualidade do sono e a capacidade de concentração no cotidiano.

‘Para diagnosticar e tratar os distúrbios o especialista em odontologia do sono utiliza aparelhos que auxiliarão na melhora do paciente, conforme explica o doutor. “O profissional diagnostica e trata distúrbios do sono, como o ronco e a apneia, através de aparelhos intraorais (AIO). No tratamento de um grau leve um equipamento nasal é indicado para o tratamento da apneia. Já nos casos moderados, ele é um ótimo coadjuvante, alternando o uso entre os dois aparelhos. Nos casos de ronco, por outro lado, o uso dos aparelhos intraorais têm se mostrado muito eficientes. Vale lembrar que o correto diagnóstico dos distúrbios do sono, assim como o correto tratamento, pode salvar a vida do paciente”, destacou.

Qualidade de vida e boas noites de sono estão ao alcance de todos. Ignorar esses distúrbios pode resultar em maiores problemas de saúde. Portanto, procure seu dentista e tire suas dúvidas sobre o assunto.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1648 de 15 de outubro de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui