A importância da Democtracia

O Brasil é um país democrático e com o conceito de Estado laico.

A democracia defende o direito à livre escolha, onde somos livres para escolher nossos representantes garantindo que ocorram debates sobre as decisões e propostas de governo e que as demandas cheguem até os representantes: é por isso que você vota!

Através do voto é garantido que o cidadão tenha opinião. Não deve existir perseguições, pelo Estado, deve existir liberdade para escolher a profissão, o trabalho e onde deseja morar, o governo não pode intervir nisso.

Ninguém pode apoderar-se do governo por outro meio que não seja o voto. Todos os representantes devem chegar ao poder por meio da decisão popular. As propostas governamentais devem, sempre, apontar para o benefício do povo e manutenção dos direitos básicos do cidadão: educação, saúde, trabalho, lazer, segurança, previdência social, proteção a maternidade e à infância e assistência aos desamparados, conforme Constituição Federal.

Faz parte do processo democrático, sendo tão importante quanto à obrigação de nossos representantes eleitos, o dever de cada cidadão cobrar dos eleitos que exerçam seus mandatos voltados para atender os interesses da população.

O governo é do povo, pelo povo e para o povo, defendendo que todas as vozes sejam ouvidas, respeitadas garantindo a participação de toda a população sem imposição.

Para compreendermos e exigirmos o melhor para a população, precisamos conhecer o sistema político que rege o nosso país e identificar o que não está sendo cumprido.
Faça a sua parte. A mudança começa em você!

Por: Valquiria Sampaio Mêra, Advogada, OAB/SC 31.205
VSM ADVOCACIA

*Coluna ‘Direito de Todos’, publicado no jornal “O Celeiro’, Edição 1653 de 19 de Novembro de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui