Gestão Financeira na ponta da caneta

A gestão financeira vai desde a pequena, até a grande empresa. Ouço muito que pequenas empresas não precisam de tudo isso, pois eu penso o contrário, as pequenas precisam controlar e muito as finanças e demais itens de gestão que se exige em um negócio, pois nenhuma empresa sobrevive sem uma gestão financeira, certamente ela terá um ciclo de sobrevivência no mercado que se encerrará se não fizer esta gestão.

Planejamento financeiro é o primeiro passo para organização de uma empresa, pois através dele podemos fazer um planejamento estratégico, embasar decisões, traçar metas para o futuro e se destacar no mercado, tudo isso com o “caixa” da empresa organizado e pronto para o crescimento da mesma.

Primeira coisa a se fazer para começar um planejamento financeiro, é anotar tudo, principalmente em um sistema financeiro que una todas as informações, como nosso escritório usa e instala em todas as empresas que fecham o pacote da contabilidade consultiva, pois através dele temos todas as informações para fazer uma assessoria e organizar a empresa, com DRE GERENCIAL que passa a realidade dela, analisando despesas e diminuindo custos, fazendo orçamentos e planejamentos pensando no futuro.

No simples processo de anotar tudo, você já começa a observar melhor pra onde está indo seu dinheiro, conseguindo analisar se pode reduzir alguma despesa ou custo que não seja estratégico.

Vou dar algumas dicas para pequenas empresas, por onde começar uma gestão financeira:
– Definir um pró-labore (salário do empresário);
– Não misturar contas particulares com as da empresa;
– Registrar todas as despesas e receitas, não importa o valor;
– Deixar uma porcentagem todo mês para reinvestir na empresa;
– Estabelecer objetivos ;
– Controlar o fluxo de caixa;
– Classificar os custos fixos e variáveis ;
– Usar a tecnologia a favor;
– Acompanhamento mensal.

Por: Thiago W. Fagundes, Contabilista, RP: SC-041884/O-0
FG Contabilidade Consultiva (49) 3541-2462

*Coluna Contabilidade Consultiva, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1652 de 12 de novembro de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui