“Após quatro anos, hoje temos outra Vargem”, destacou a prefeita reeleita, Milena

Organização, reconhecimento da realidade, precatórios, desafios e mudanças resumem a trajetória da gestão no município de Vargem.

“Quando iniciei minha gestão como administradora municipal minha prioridade era acabar com a corrupção. Montamos uma equipe técnica, com viés político, para trazer qualidade de vida para a população, principalmente através da saúde”, afirmou. Apesar dos desafios que irá listar, ela prossegue dizendo que atingiu seu objetivo. “Conseguimos! Hoje temos qualidade de vida. A saúde, a educação, a infraestrutura, a assistência social melhoraram. Após esses quatro anos temos outra Vargem. Meu sentimento é de dever cumprido, nosso esforço não foi em vão”, completou. A sua avaliação sobre o primeiro mandato como prefeita inclui muitos desafios e dificuldades em virtude das crises vivenciadas no país e no mundo.

Para Milena algumas situações a pegaram de surpresa e foi um desgaste logo no primeiro ano, como ela relata. “Quando nos propusemos a colocar o nome a disposição eu não tinha noção do que iria encontrar. Vimos uma cidade abandonada, com a esfera administrativa sem regras, sem gestão, com muitas dívidas, tanto que até hoje ainda estão chegando contas da administração passada. Tivemos que fazer uma ginástica para manter os serviços essenciais, investir, pagar as contas e organizar a casa. Conseguimos fechar as contas, buscar recursos, transformar a cidade, trazer infraestrutura, melhorar maquinário. Reconhecemos a real situação e como funcionava a máquina pública. Desde o primeiro ano iniciamos com obras impactantes, que foi a primeira pavimentação asfáltica”, relembra Milena.

Com tantas dívidas, Milena se empenhou em busca de recursos através de emendas, e empreendeu muitas viagens para isso. Em sua gestão ele relembra as ações e obras que transformaram Vargem. Ela lista algumas: “Tínhamos um problema gigantesco com relação ao abastecimento de água, hoje resolvemos grande parte disso; Não tínhamos nada de saneamento básico e já estamos com 30% da rede de esgoto e água prontos com recursos próprios; Construímos passeios, fizemos o asfalto; Na educação investimos em bom material escolar, e o resultado foi visto na melhoria da nossa nota no IDEB. Na saúde temos vários especialistas atendendo: pediatra, ginecologista, ortopedista, clínico geral, terapias alternativas; Investimos na renovação da frota na saúde e educação que estavam sucateados, adquirimos maquinários, equipamentos. Muita coisa foi feita e adquirida para melhorar a vida das pessoas”, declarou.

Muitas dessas obras foram feitas em meio às crises mundiais, nacionais e estaduais. Milena complementa em sua avaliação o que foi preciso para lidar com os desafios. “Foram quatro anos de muita dificuldade. Para lidar com os desafios é preciso um equilíbrio emocional e foco direcionado na resolução do problema, não na crise. O momento mais desafiador de todos foi o início da pandemia, pois é uma ameaça a vida humana. Enfrentamos este vírus com bons resultados no combate a Covid-19 e continuaremos combatendo até tudo isso passar. Este momento trouxe prejuízos a saúde humana, e também problemas econômicos, isso reflete na gestão e no fechamento das contas. E os reflexos poderão ser sentidos até os próximos anos, que sabemos que serão desafiadores”, desabafou.

Sobre a relação entre Legislativo e Executivo, Milena conta que também teve bastante dificuldade para lidar com alguns legisladores no município. “A comunicação foi muito difícil, alguns vereadores acreditaram que eu não poderia permanecer no poder. Tivemos vários projetos de interesse coletivo e público rejeitados, isso trouxe prejuízo e atraso no desenvolvimento da cidade. Esperamos que neste próximo mandato os vereadores eleitos tenham a visão de união. Eu acredito que será um ano mais fácil”, concluiu.

*Reportagem, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1657 de 17 de dezembro de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui