Escolas municipais preveem retorno das aulas no dia 8 fevereiro

Pais poderão decidir se filhos irão iniciar o ano letivo de forma remota ou presencial.

“Desafiador”, assim resumiu a nova secretária de educação, Adriana Zanatta, ao assumir oficialmente a pasta. De fato, é grande a responsabilidade de assumir a educação, ainda mais em épocas de pandemia. E foi sobre este assunto que foi realizada uma coletiva de imprensa, na manha de segunda-feira (18), para esclarecer o retorno das aulas municipais, previsto para o dia 8 de fevereiro de 2021.

Dias antes a secretária se reuniu com a Promotora de Justiça, Raquel Betina Blank, para alinhar os procedimentos referentes a volta às aulas. Na ocasião, a promotora reforçou a importância de oportunizar esse recomeço aos alunos, porém, de forma segura. Desta feita, com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), os municípios criaram um Plano de Contingência (Plancon). “O protocolo de retorno das aulas híbridas foi elaborado através do Plano de Contingência que cada município possui. Esse plano é responsável pelo monitoramento e prevenção das medidas de contingência da Covid-19”, afirmou.

A vacina da Covid-19 já iniciou no país, mas, de acordo com Adriana, ainda é cedo para falar em retorno das aulas 100% presenciais. “Temos que ter o pé no chão de que não é do dia para o outro que todos os alunos poderão retornar a escola. E ainda temos que continuar adotando algumas medidas preventivas”, adiantou.

Na entrevista, Adriana explicou como tudo deve ocorrer, e diz que as tomadas de decisões em 2020 já não servem como referência para 2021. “Após reunião decidimos que 50% dos alunos matriculados voltarão em regime de alternância. Estamos oferecendo um ensino híbrido, presencial e remoto, no qual os pais escolherão se o filho retorna ou não a sala de aula”. Como vai funcionar este método 50%? A secretária explica: “Por exemplo, numa sala de 20 alunos, se 18 pais resolvem enviar o filho para escola, vamos fazer dois grupos, divididos em Tempo Casa e Tempo Escola. Um grupo de alunos fica uma semana tendo aula presencial, e o outro grupo terá aulas remotas, e cada grupo vai se alternar entre aulas remotas e aulas presenciais”.

As decisões foram baseadas em enquete realizada com os pais de alunos, em que cerca de 2240 pais participaram. Os resultados permitiram a Secretaria de Educação uma prévia da quantidade de alunos que retornariam a escola. “De acordo com a enquete teríamos o retorno de 72,1% de alunos as aulas presenciais. 92% dos pais responderam que os filhos não são do grupo de risco, porém convivem com pessoas idosas que são do grupo de risco e por isso precisam ter mais cuidado. Os pais que não participaram da enquete serão contatados pela escola em breve”, garantiu Adriana.

O retorno às aulas é obrigatório? Muitos pais ainda têm receio de enviar os filhos para a escola, devido aos riscos. Alguns talvez prefiram o retorno apenas após a consolidação da imunização. Portanto, a secretária afirma que os pais podem decidir se os filhos terão aulas presenciais ou não. “Não é obrigatório o retorno as aulas. Nós oferecemos o ensino híbrido, que engloba o ensino presencial e o remoto, e a família vai decidir. Mas as escolas estão se preparando para receber os alunos de forma segura”, reforçou. Porém, os pais que decidirem dar o consentimento deverão assinar um termo de responsabilidade. “Queremos este retorno de forma segura para todos. O termo terá a validade de quinze dias, onde ao final, será feita uma avaliação da saúde do aluno. A cada quinze dias os pais poderão assinar o termo dando o aval para seu filho continuar a frequentar a escola durante estes dias”, esclareceu.

Transporte dos alunos: “No veículo será oferecido álcool em gel e os alunos terão sua temperatura aferida. Fazemos um apelo aos pais que possuem veículo e tem condições de levar e buscar seus filhos que, por favor, o façam, para que diminua ainda mais o número de crianças que usam o transporte escolar. Em relação as carteirinhas do transporte escolar, nos dias 27 a 29 de janeiro estarão disponíveis nas escolas”.

Creche: A máscara é obrigatória partir dos dois anos. Os professores usarão um jaleco de tnt, a máscara e a facechart.

Alunos Novos: Há 624 vagas remanescentes. Nos dias 1,2 e 3 de fevereiro serão abertas estas vagas nas unidades escolares. Os pais que tem interesse em matricular os filhos devem ir à unidade mais próxima, respeitando o zoneamento.

A secretária reforçou o empenho que tem sido feito para que os alunos não sejam prejudicados, mas diz que ainda não é o momento para lotar as salas de aula. “Estamos na torcida que logo tenhamos aula 100% presencial. Temos que ter muita cautela. A vacina começou agora, isso nos alegra, mas temos que esperar um pouco. Vamos analisar a situação da Covid-19 no município em breve e avaliar se podemos aumentar o número de alunos em sala. Gradativamente, quem sabe até meados de agosto, voltaremos com as aulas 100% presenciais. Tudo ainda é muito imprevisível”, declarou. A nova secretária também pontuou os desafios que vão além da pandemia. “A educação é desafiadora porque já não é a mesma de anos atrás. As nossas crianças e nossos jovens mudaram. Hoje a tecnologia veio e abriu os horizontes das crianças. Precisamos oferecer mais plataformas e sistemas em que as crianças estejam inseridas. Nem todos têm acesso a internet e a aparelhos eletrônicos, mas estamos avaliando novas alternativa, metodologias e ações estratégicas”, finalizou.

*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1660 de 21 de Janeiro de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui