Pessoas e Empresas

Você abre a porta da empresa no primeiro dia útil de cada ano pensando: “nesse ano as coisas vão mudar, doa a quem doer”. E no segundo dia útil, lá está você fazendo o que sempre fez, do jeito que sabe fazer e não vê saída, não sabe por onde começar e como agir diferente.

Comecemos pelas pessoas: “100% dos clientes são pessoas, 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, não entende de negócios”! (Simon Sinek)
Esqueça tudo o que você aprendeu sobre negócios se não estiver disposto a entender de gente, porque a melhor estratégia vai falhar sempre se não tiver pessoas certas, adequadas e engajadas na sua empresa. Por outro lado, uma estratégia “meia boca”, vai dar certo se você tiver as pessoas certas no lugar certo, os funcionários de alta performance que se autolideram e fazem acontecer.

Talvez você esteja pensando: “E onde estão essas pessoas, esses profissionais”? Talvez estejam bem aí, dentro da sua empresa, por menor que ela seja.

Quando você perceber que pode selecionar os melhores perfis e depois despertar neles a autoliderança e o conhecimento de si, de quem realmente é cada um e de quais habilidades e competências cada um tem para oferecer, tudo pode ser diferente.

Por onde começar?

Por você e pela sua empresa! Líder, gerente, gestor, empreendedor, proprietário que se autoconhece profundamente e conhece a empresa, tem condições de estruturar um código de cultura que seja a única opção na empresa e pode elevá-la ao patamar das grandes organizações.

Qual é o perfil comportamental, os valores, as habilidades e competências, a personalidade, o tipo psicológico, o tipo de inteligência, a linguagem do amor, o canal de comunicação, os programas mentais instalados, os sabotadores, o Quociente de Adversidade (QA), os Quociente de Inteligência Positiva (QP), Inteligência Cognitiva (QI), Inteligência Emocional (QE), das pessoas que estão em sua empresa? Quando você tiver todas essas informações em mãos, poderá compreender os comportamentos, ficar com quem realmente vale a pena e revolucionar os resultados na sua empresa.

Lembre-se, é importante começar por você: De nada adianta saber todos esses índices da sua equipe se você não conhece os seus, se não sabe porque age e reage de determinada forma.

Na sequência, é crucial fazer as seguintes questões:

Minha equipe está engajada e motivada ou apenas de corpo presente? Onde minha empresa se encontra hoje (estado atual)? Onde quero que ela esteja daqui a 5 anos? Qual é o código de cultura vigente? Quais são os indicadores de sucesso? Para que minha empresa existe? Quais valores não abro mão e de que forma minha equipe vive e demonstra esses valores? Quais comportamentos são permitidos e quais são proibidos na empresa?

É aqui que entra um mecanismo crucial na vida das empresas hoje que é o processo de Coaching Empresarial, também conhecido como Business Coaching.

“40% das empresas integrantes da revista Fortune 500 utilizam o Caching e afirmam que o processo traz benefícios concretos para pessoas físicas e Jurídicas. Destas 96% declararam que o Coaching é uma forma eficaz para a promoção do aprendizado organizacional.” (O Coaching como processo inovador – Unicentro – PR).

Quer colocar sua empresa em outro patamar? Ouse entender de gente!

Por: Magna Regina
Coach Empresarial, Empreendedora
Presidente do Instituto Humaniza
Contato: (54) 9977-2062

*Coluna ‘Pessoas & Empresas’, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1660 de 21 de Janeiro de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui