Poder SC – 023 – Campanha por SC

Na última segunda-feira (11) esteve em Florianópolis o deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP), que disputa a presidência da Câmara dos Deputados em sucessão a Rodrigo Maia (DEM/RJ). Rossi encontrou-se com lideranças políticas do Estado e andou acompanhado dos colegas de partido e de Casa Celso Maldaner, Carlos Chiodini, e Rogério Peninha Mendonça. Promoveu um almoço e conversou com a imprensa numa das agendas da intensa campanha para comandar o Parlamento federal. Rossi afirmou que “a candidatura não é de oposição, é uma candidatura que defende a independência da Câmara”.  A mensagem serve para antagonizar com o seu principal adversário, Arthur Lira (Progressistas/AL), que tem apoio do Palácio do Planalto. A eleição, que ocorre em 2 de fevereiro, será apertada. Ambos tem apoio de várias bancadas, mas como o voto é secreto, o resultado é incerto.

Acenos

Durante a visita, Rossi defendeu a manutenção de programas sociais, seja a prorrogação do auxílio emergencial, ou o fortalecimento do bolsa-família. Ainda defendeu a prerrogativa da Câmara para analisar pedidos de impeachment. É um sinal à esquerda, que, em boa parte, o apoia. Da mesma forma, há acenos para o outro lado. O candidato disse que os programas sociais devem respeitar o teto de falou sobre a reforma tributária. Uma das principais propostas que estão no Congresso é  de autoria dele: ela une impostos, mas mantém a carga.

-Acordo político selou o nome de Clenilton Pereira (PSDB), prefeito de Araquari, para comandar a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) em 2021. Ao seu lado estará a vice Milena Becher (PL), prefeita de Vargem. A Fecam tem sido importante no meio de campo com o governo do Estado para definir os rumos do combate à pandemia.

-Além disso, a entidade assinou um protocolo de intenções com o Instituto Butantan, de São Paulo, para compras da vacina Coronavac para os municípios catarinenses. Pereira deverá dar continuidade ao documento. A eleições em si ocorre em evento semipresencial no próximo dia 20 de janeiro.

-Governo de SC fechou acordo para que o deputado Altair Silva (Progressistas) assuma a Secretaria de Agricultura. No pacote, Zé Milton Scheffer será líder de governo e Silvio Dreveck, presidente estadual da sigla, ganha cadeira na Alesc. Altair será o primeiro parlamentar no governo Moisés.

*Coluna Poder SC, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1659 de 14 de janeiro de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui