Fevereiro Laranja e Roxo é destaque em Vargem

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana uma programação especial voltada a divulgação e a conscientização da importância do mês de fevereiro que se destaca na prevenção a Leucemia (Laranja) e a conscientização de prevenção ao Lúpus, Fibromialgia e mal de Alzheimer (Roxo).

A secretaria trabalhará na sensibilização e orientação dos pacientes que estiverem frequentando a Unidade Básica de Saúde – UBS do município, bem como a população em geral através das redes sociais e veículos de comunicação.

A Leucemia é um tipo de câncer maligno, que causa o acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as saudáveis. É uma doença dos glóbulos brancos (leucócitos), e muitas vezes, sua origem é desconhecida.

O Lúpus (CID 10 – M32) é uma doença inflamatória e autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando fadiga, febre e dor nas articulações. Seu nome científico é lúpus eritematoso sistêmico (LES).

A Fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa tem como principal sintoma dores no corpo todo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça, depressão e ansiedade.

O mal de Alzheimer, também conhecido como doença de Alzheimer, é uma doença degenerativa e progressiva que provoca atrofia do cérebro, levando à demência em pacientes idosos. A secretaria recomenda que a população em geral mantenha consultas regulares e manutenção de exames com frequência, ações como estas podem identificar problemas e facilitar o tratamento.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1662 de 04 de Fevereiro de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui