Prefeita de Zortéa, Rosane Infeld, fala sobre responsabilidades frente a administração

Primeira mulher eleita prefeita no município diz que encontrou uma cidade jogada e que organizará a casa.

Rosane Antunes Infeld viveu rodeada de políticos desde a infância quando viu seu pai e familiares assumindo cargos públicos. A influência rendeu o início de sua vida política, começando pelo cargo de vereadora. Solícita aos pedidos da população que cobravam sua presença como prefeita ela colocou seu nome a disposição para o mandato de 2021 a 2024. A decisão foi acertada e ela foi bem sucedida em sua campanha conseguindo impedir a reeleição do seu oponente. Pelo visto a renovação era um desejo dos cidadãos e eles provaram isso nas urnas.

Com a estratégia de renovação e uma equipe que também apostou na revolução política em Zortéa ela acreditou que esse era o seu momento. “Nasci numa família de políticos, meu pai foi vereador nos anos 70, quando não tinha nem salário. Desde criança eu gostava e tinha interesse no assunto. A família do meu marido também era envolvida em política, então eu acabei decidindo iniciar minha carreira como vereadora. Eu tive um aprendizado muito grande. Nessa eleição de 2020 o partido me escolheu e me lançou como pré-candidata e a gente organizou nossa coligação e deu certo. Fizemos um bom plano de trabalho e tivemos uma equipe de vereadores novos para dar as pessoas uma opção de renovação. Tínhamos um propósito e uma proposta de trabalho. Este é o momento de eu estar aqui. De 2021 a 2024 eu estarei aqui”, garantiu.

“Queremos transformar os recursos em serviço para a população. Este é o desafio de qualquer administrador”, declarou Rosane, convicta de que tem muito trabalho a fazer. Neste primeiro mês de janeiro, a gestora fez o reconhecimento da casa e afirma que encontrou uma cidade jogada, que precisa de cuidados. Logo de início Rosane verificou uma frota sucateada. “Neste momento inicial trabalhamos com a manutenção dos carros da prefeitura. Os veículos da saúde, educação, obras e agricultura tem problemas. Nossa frota está bem problemática, e já estamos nos organizando para resolver isso e melhorar, já providenciamos a compra de dois carros e aos poucos vamos tentar renovar a frota e investir em mais equipamentos”, afirmou.

Como mulher, Rosane acredita que tem um olhar mais detalhista que a ajudará a fazer uma gestão com mais esmero. “Temos que organizar muita coisa. As mulheres tem um olhar mais cuidadoso com as pessoas e com o patrimônio público. Conto com uma equipe feminina que me ajudará a fazer muita coisa pela cidade”, disse. Inclusive, ciente das habilidades femininas, a prefeita já tem em mente um projeto voltado para o fomento do empreendedorismo entre as mulheres.

O que é prioridade para a atual prefeita neste primeiro ano? Rosane diz que a saúde é uma de suas principais bandeiras e investirá para melhorar esta pasta. “Na saúde não temos uma estrutura finalizada. Os atendimentos estão acontecendo, mas em locais diferentes. A intenção é deixar tudo num lugar só. Acredito que em fevereiro vamos conseguir nos mudar para este novo espaço. Queremos ampliar o atendimento chamando mais médicos. Se as pessoas tem saúde elas terão tudo. A saúde é nossa prioridade. Nosso lema é cuidar da população. Vamos investir bastante nesta área, queremos participar de consórcios de saúde, nossas demandas poderão ser atendidas por eles. Queremos também integrar um Programa do Governo Federal que traz a medicina alternativa para o posto de saúde”, explicou.

Apesar de a saúde ser seu carro chefe, Rosane sabe da importância de trabalhar outros setores, que também estão listados entre suas prioridades. Levar água encanada para toda a população de Zortéa é um projeto que é pauta. “O setor de água em Zortéa vem se arrastando há anos no município. Temos desafios grandes neste setor. Conseguimos emendas com o senador Espiridião Amim para perfurar mais um poço profundo. Eu terei uma reunião com membros da Amplasc para que possamos nos organizar e resolver este problema da água de forma definitiva. Queremos fazer a planta hidráulica do município e organizar por setores a entrada e saída para controle do fluxo. Será um trabalho demorado, mas vamos organizar”.

Para garantir mais empregos no município, Rosane diz que o Parque Industrial de Zortéa também já está recebendo a devida atenção da prefeitura. “Queremos colocar esta área industrial para trabalhar e oferecer espaço para empresas, com isso serão gerados mais empregos”, acredita.

Outra preocupação da prefeita é referente a arrecadação anual do município, que não é como esperada, mas ela garante que fará o possível para fazer o melhor com os recursos. “A arrecadação do município não é fixa, arrecadamos mais de um milhão, essa é a nossa projeção. Esperávamos um pouco mais de dinheiro do governo anterior, mas isso não ocorreu como esperávamos. Temos quase dois milhões em convênios que serão usados para obras em andamento”, concluiu.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1662 de 04 de Fevereiro de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui