Prefeituras da região da Amplasc iniciam novas medidas de enfrentamento a Covid-19

Os prefeitos da região da Amplasc (Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina), estão preocupados com o avanço da pandemia da Covid 19 no Planalto Sul, durante ontem já aconteceu reuniões para tratar ações conjuntas e hoje devem ser tomadas mais decisões para tentar frear a doença na região.

EM CAMPOS NOVOS

Na tarde de ontem aconteceu na Prefeitura Municipal de Campos Novos uma reunião do Comitê Covid do município, onde a Secretaria de Saúde relatou a situação preocupante em relação ao aumento de casos e assistência aos pacientes com o vírus.

Uma ação já consolidada foi a chegada de quatro policiais militares que estarão reforçando o efetivo para a fiscalização das medidas, a recomendação é de que as pessoas só saiam de casa se realmente precisarem.

Outra atitude foi de que o Comitê de Enfrentamento a Covid de Campos Novos que também decidiu ampliar horário da Central de Triagem que ficará aberta também aos sábados e domingos

Hoje está marcada pela Administração Municipal uma Live às 19h com o Prefeito Zancanaro, a Secretária de Saúde Mayara Serena e o Diretor do Hospital Dr. José Athanázio para avaliação da pandemia.

Zancanaro deve anunciar nesta Live se tomará decisões como limitação ao horário de bares e até de suspensão de aulas municipais.

A Secretária de Saúde, Mayara Serena anunciou na tarde de ontem que a Central de Triagem manterá o atendimento também nos finais de semana, partir deste sábado e domingo, por causa do aumento de atendimentos e para retirar casos suspeitos e ou confirmados, do atendimento no Hospital Dr José Athanázio.

O horário de atendimento foi ampliado até às 19h, de segunda a sexta, a Central atenderá das 7h30 às 11h30 e das 13h às 19h no Sábado e domingo o atendimento será das 8h às 12h; e das 13h às 17h.

Atendimentos eletivos

Ela afirma que os pacientes que podem esperar por consultas eletivas e solicitação de exames não emergenciais, devem evitar as unidades de saúde e a emergência do Hospital Dr José Athanázio, para não aglomerar ou lotar essas unidades e principalmente para evitarem contágio com o coronavirus.

BRUNÓPOLIS

Em Brunópolis o Jornal ‘O Celeiro’ conversou com a Secretaria de Saúde onde a mesma informou que entrou em vigor na terça-feira (23), novo decreto municipal com medidas de prevenção e contenção da contaminação do Covid-19.

Entre as medidas adotas estão: Templos e Igrejas não poderão funcionar com cultos e missas. Bares somente poderão funcionar até às 18h. As padarias até as 20h. Restaurantes e Lanchonetes poderão funcionar no sistema delivery e prato feito até às 20h. Ficam proibidas as aglomerações familiares festivas ou não, festas de aniversário e ou casamento.

O Secretário de Saúde de Brunópolis ainda informa que as pessoas que não possam buscar atendimento no centro de triagem, entrem em contato com a Secretaria de Saúde.

MONTE CARLO

Em Monte Carlo a administração adotou um Lockdown parcial onde suspende aulas presenciais por 15 dias e o funcionamento de lojas, bancos, salões de beleza, academias e cultos, para serviços de alimentação e bares só funcionará o delivery.

A prefeita Sônia Sônia Vedovatto publicou decreto adotando bloqueio parcial de atividades, a partir das 22h do dia 26 de fevereiro, durante os próximos 15 dias, o decreto leva em conta a ampla velocidade do vírus em gerar pacientes graves, levando os sistemas de saúde a receber uma demanda muito acima de sua capacidade de atendimento adequado, inclusive com a falta de leitos de UTI; o aumento significativo de novos casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus (COVID-19), demonstrando nos boletins epidemiológicos dos últimos dias, do município de Monte Carlo e a necessidade de regulamentar novas medidas para a contenção do vírus.

O documento suspende por 15 dias o transporte escolar acadêmico, municipal e intermunicipal;  eventos e reuniões de todos os cunhos; as aulas presenciais das redes municipal e estadual e o atendimento ao públicos nos órgãos municipais, suspensão por sete dias, a partir das 17h, o funcionamento de lojas, bancos, salões de beleza e academias além do funcionamento de lojas de conveniência em postos de combustíveis

Outro ponto é a suspensão das atividades presenciais em Igrejas e templos e recomenda o sistema de delivery para restaurantes, lanchonetes, bares e similares.

Serviços considerados essenciais são as farmácias, postos de gasolina, supermercados, mercearias, oficinas, borracharias e agropecuárias, fica limitado o funcionamento das 9 às 18h, com capacidade de até 30 por cento. Nesses estabelecimentos, não podem entrar menores de 12 anos e maiores de 60 anos.

O uso de máscara permanece obrigatório em todos os espaços, a partir dos cinco anos de idade, os estabelecimentos que descumprirem serão notificados e alertados que poderão perder o alvará. Atividades físicas ao ar livre e em ambientes fechados ficam proibidas por 15 dias e o Centro de Triagem será reaberto a partir de 1º de março.

CELSO RAMOS, VARGEM, ABDON BATISTA E ZORTÉA

A prefeita Milena Lopes destacou que o município seguirá os decretos estaduais e que a população deverá se manter dentro das medidas restritivas já existentes tanto no estado quanto na Amplasc.

Zortéa, Abdon Batista e Celso Ramos também seguirão os decretos estaduais, a população deverá se manter dentro das medidas restritivas já existentes tanto no estado quanto na Amplasc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui