A Evolução dos Negócios

A evolução do homem foi marcada pela teoria de evolução das espécies publicada por Charles Darwin em 1859. A teoria da seleção natural diz respeito ao homem ser resultado da escolha dos melhores e mais adaptados ao momento da espécie.

Um exemplo bem comum que aprendemos no colégio, é o motivo do pescoço longo das girafas, que devido à escassez de comida, foram evoluindo para alcançarem as folhas no alto das árvores.

Nos negócios, a evolução ocorre da mesma forma. A empresa passa por diversas fases e em cada uma delas uma dificuldade e desafio diferente e é a partir daí que se passa de fase e evolui. Essa evolução acontece para empresas com boa gestão.

No Brasil, em média 2.000 empresas fecham diariamente e grande parte do motivo está ligado à falta de gestão financeira.

Não é nada fácil crescer no Brasil, ainda mais se o crescimento ocorrer em ritmo acelerado. No início, muitas empresas começam com o time reduzido e os proprietários são responsáveis por várias funções dentro da empresa, como se diz são “mil e uma utilidades”. Porém, com o passar do tempo e à medida que crescem, as atividades e processos internos aumentam, parece que faltam horas no dia, não se tem mais tanto tempo para se dedicar a sua atividade principal, o seu core busness ou acabam deixando a parte da gestão de lado e consequentemente não controlando corretamente as finanças, não conseguindo enxergar com clareza o futuro e os objetivos da empresa, tornando-se assim, inviável para o gestor cuidar de tudo.

Com o mercado dos negócios em evolução constante e com base nessa dificuldade da maioria das pequenas empresas, surgiu e segue hoje como uma tendência, o mercado de terceirização dos setores financeiro e administrativo, o BPO (Business Process Outsourcing) que nada mais é do que a transferência dos processos administrativos e financeiros, ou parte deles, para um especialista, como emissão de notas, geração de boletos, gestão de documentos, contas a pagar e receber.

O BPO permite ao gestor acompanhar o seu crescimento de forma eficaz, organizada e ágil através da análise de indicadores e geração de relatórios. Em resumo, os serviços oferecidos por um BPO são ideais para empresas que querem alcançar uma gestão mais estratégica

A atuação do BPO permite que o gestor tenha mais tempo para se dedicar no seu core busness, favorece a redução de riscos, garante uma maior conformidade legal da empresa, uma continuidade dos processos e, principalmente, na redução de custos operacionais.

A evolução do homem e dos negócios é constante. É preciso estar atento as oportunidades e lembrar que as decisões da sua empresa, são o motor que a levará para frente.

Por: Danielle Di Domenico, Bacharel em Direito
Sócia da R&B Assessoria e Consultoria
Contato: (48) 9912-0234

*Coluna ‘Evoluir Empresarial’, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1669 de 25 de março de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui