Aprender é crescer

O senso comum diz que a melhor forma de aprender é errando. Quando erramos nunca mais esquecemos a lição e este aprendizado nós faz crescer. Desde os tempos de escola é assim, quanto mais você aprende, você vai progredindo de série. Na vida seremos sempre aprendizes e a história prova isso. Os relatos das pessoas que contaram sobre o desenvolvimento de Campos Novos nos mostra como tudo mudou para melhor. Em especial no agronegócio, é muito interessante notar que todo esse processo de inovação e trabalho no campo nem sempre foi praticado desta forma. Produtores relatam que muitas terras tinham pouquíssimos animais e estas não eram aproveitadas como deveria. Foi preciso muito aprendizado para enfim serem aplicados novos métodos e tecnologias. O homem do campo foi dando um passo de cada vez, e vendo que muito mais poderia ser feito.

Sua humildade e seu desejo de aprender foi o segredo do sucesso. A agricultura e pecuária de Campos Novos se tornou modelo neste sentido e muitos vem de fora para aprender com os produtores daqui. Os alunos viraram mestres e hoje dão aula sobre o agronegócio. Os homens do campo se reinventaram, aprenderam que tecnologia e inovação são aliadas do desenvolvimento. Eles aprenderam que a união era um meio de crescimento conjunto e apostaram nisso. Hoje vemos um número considerável de cooperativas bem sucedidas no município.

Que alegria pertencer a um município que não fechou os olhos para o conhecimento, mas o abraçou. São 140 anos de vivências e aprendizados. O amor ao conhecimento e o desejo contínuo de estar sempre aprendendo é um legado deixado por um povo que escolheu não parar no tempo. Que a história siga este fluxo de desenvolvimento e progresso fruto das lições aprendidas com o tempo, porque este sim é um grande professor.

Por: Priscila Nascimento, Jornalista

*Editorial publicado no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1669 de 25 de março de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui